https://www.patheos.com/blogs/pastorkelly/2026/10/why-should-christians-stand-with-jewbelong-com/.
Sabe o que é mais engraçado? É eu ter lido essa mesma besteira vindo do Caturo, um português que se diz pagão e acredita na bobagem da "estirpe". Escreva um texto crítico refutando o argumento do autor.
A principal falha do argumento do pastor Kelly Williams é transformar uma narrativa religiosa sobre Abraão, Sara, Hagar, Isaque e Ismael numa suposta escritura de propriedade imobiliária válida até os dias de hoje. O problema não é um cristão interpretar a Bíblia como sagrada. É pretender que essa interpretação, por si só, determine os direitos territoriais de populações inteiras, inclusive de pessoas que não compartilham daquela fé. O próprio artigo apresenta essa passagem da crença religiosa para uma conclusão política como se fosse uma consequência inevitável.
E há uma ironia interessante na comparação que você propõe: o mesmo tipo de raciocínio aparece quando alguém abandona o terreno das evidências verificáveis e passa a tratar uma suposta origem ancestral como fundamento de direitos, identidades ou hierarquias. A genealogia bíblica e a ideia de uma estirpe racial não são doutrinas idênticas, mas podem compartilhar um vício argumentativo: transformar uma narrativa de origem em autoridade para decidir quem pertence a um território, a uma comunidade ou a uma nação.
Da promessa divina à política territorial: quando a fé se fantasia de escritura de propriedade
Sabe o que considero particularmente revelador no artigo do pastor Kelly Williams, publicado no Patheos? A facilidade com que uma convicção religiosa se transforma, quase sem que o autor perceba, numa pretensão de autoridade sobre a vida de milhões de pessoas. E o mais curioso é reconhecer a mesma estrutura argumentativa em discursos de certos nacionalistas europeus que, embora se apresentem como pagãos, parecem incapazes de abandonar a obsessão por uma suposta estirpe ancestral.
O pastor Williams quer convencer seus leitores de que os judeus possuem um direito territorial sobre Israel porque, segundo sua interpretação da Bíblia, Deus teria prometido aquela terra a Abraão e estabelecido que a linhagem da promessa passaria por Isaque, filho de Sara, e não por Ismael, filho de Hagar.
Sua conclusão é categórica: Deus quer que os judeus tenham Israel porque seriam descendentes de Isaque.
Mas há um pequeno problema nessa argumentação: uma crença religiosa não constitui, por si só, um título de propriedade territorial reconhecido por toda a humanidade.
Para um cristão que considera a Bíblia a palavra infalível de Deus, a narrativa de Gênesis pode ter um significado espiritual profundo. Isso não significa que um muçulmano, um judeu secular, um ateu ou qualquer outra pessoa tenha a obrigação de aceitar essa interpretação como fundamento para determinar suas fronteiras, sua cidadania ou seus direitos políticos.
O pastor está livre para acreditar nas promessas divinas que sua tradição religiosa reconhece. O que não pode fazer é presumir que sua interpretação particular dessas promessas encerra uma discussão política e histórica que envolve povos reais, com histórias, direitos e necessidades concretas.
Afinal, desde quando uma passagem de um texto sagrado, interpretada por uma determinada tradição religiosa, substitui a necessidade de justificar reivindicações territoriais perante aqueles que também vivem na região?
A Bíblia não é um registro cadastral das fronteiras contemporâneas.
O curioso privilégio de transformar ancestralidade em direito
O raciocínio do pastor também depende de uma simplificação genealógica. Ele apresenta judeus como descendentes de Isaque e muçulmanos como descendentes de Ismael, como se as populações contemporâneas pudessem ser distribuídas em duas linhagens bíblicas perfeitamente delimitadas.
Essa é uma construção teológica, não uma descrição científica suficiente da ancestralidade dos povos do Oriente Médio.
O judaísmo é uma tradição religiosa, cultural e histórica que também envolve pertencimento coletivo e diferentes trajetórias de ancestralidade. Os palestinos, por sua vez, constituem um povo com uma história própria, marcado por vínculos históricos com a região. Não existe fundamento para reduzir todos os muçulmanos a uma descendência comum de Ismael, assim como não é possível reconstruir a genealogia de populações inteiras simplesmente recorrendo às personagens de Gênesis.
E o que dizer dos cristãos palestinos? Eles existem, possuem comunidades históricas na região e não deixam de ser palestinos por não se encaixarem na divisão teológica que o pastor gostaria de estabelecer.
A realidade é consideravelmente mais complexa do que a árvore genealógica apresentada no artigo.
É justamente aqui que me lembro de certos discursos nacionalistas europeus que insistem em falar de uma suposta estirpe, como se uma comunidade humana pudesse ser definida por uma origem ancestral pura, identificável e politicamente decisiva.
A comparação não significa que toda afirmação de identidade histórica seja equivalente ao racismo. Povos têm histórias, culturas, vínculos territoriais e memórias coletivas legítimas. O problema começa quando a ancestralidade deixa de ser um elemento de identidade e se transforma num instrumento para estabelecer quem merece mais direitos do que os demais.
Se a descendência de uma personagem ancestral fosse suficiente para determinar a soberania política, estaríamos diante de uma espécie de cartório mitológico: bastaria demonstrar a filiação correta para receber um território.
E quem fiscalizaria essa genealogia? Quem decidiria quais descendentes contam, quais misturas invalidam a reivindicação e quais documentos seriam aceitos? A história humana não funciona como uma árvore genealógica perfeitamente organizada, muito menos como um sistema de castas hereditárias.
A obsessão pela estirpe transforma diferenças históricas em fronteiras morais. A teologia territorial pode fazer algo semelhante quando uma interpretação religiosa é apresentada como autorização definitiva para decidir o destino de outras populações.
Se a promessa é divina, por que os palestinos deveriam aceitá-la?
O argumento do pastor tem outra dificuldade: ele pressupõe que a interpretação cristã que apresenta seja uma justificativa política válida para todos os envolvidos.
Mas por que um palestino deveria reconhecer como fundamento de sua própria situação política uma interpretação evangélica do Antigo Testamento? Por que a leitura de um pastor batista norte-americano deveria prevalecer sobre a experiência histórica, os direitos e as reivindicações de pessoas que vivem naquele território?
A resposta não pode ser simplesmente: porque Deus prometeu.
Isso apenas repete a premissa religiosa que está em discussão. Não demonstra sua validade como argumento público.
Mesmo dentro do cristianismo, as interpretações das promessas feitas a Abraão não são uniformes. Existem tradições teológicas diferentes sobre Israel, a Igreja, os pactos bíblicos e o significado contemporâneo dessas narrativas. O pastor apresenta uma interpretação específica como se ela fosse a única consequência possível da Bíblia.
Mas, ainda que sua leitura fosse aceita integralmente, permaneceria uma questão fundamental: como essa crença deveria se traduzir em direitos políticos concretos para pessoas que não a compartilham?
Uma coisa é acreditar que Deus fez uma promessa a determinado povo. Outra é concluir que essa promessa resolve, sem qualquer argumento adicional, todas as disputas territoriais contemporâneas.
A fé pode orientar a consciência de quem acredita nela. Não pode ser imposta como escritura de propriedade a quem não compartilha da mesma fé.
O sofrimento histórico não concede um cheque em branco
Williams invoca a perseguição histórica aos judeus, o Holocausto e a criação do Estado de Israel em 1948 para reforçar sua argumentação.
A perseguição antissemita foi real, brutal e historicamente documentada. O Holocausto foi um dos maiores crimes da história contemporânea. O direito dos judeus à segurança, à existência coletiva e à proteção contra a perseguição não depende de qualquer promessa bíblica.
Mas é justamente por levar esses fatos a sério que devemos recusar uma conclusão equivocada: o sofrimento de um povo não elimina os direitos de outro.
A tragédia vivida pelos judeus europeus não transforma os palestinos em responsáveis coletivos pelos crimes do nazismo. Tampouco faz desaparecer a história palestina, as reivindicações nacionais palestinas ou o sofrimento de pessoas expulsas e deslocadas durante a guerra de 1948.
É possível reconhecer a legitimidade da existência de Israel e, simultaneamente, defender os direitos dos palestinos. É possível condenar o antissemitismo e também criticar políticas do governo israelense. É possível rejeitar o terrorismo contra civis e denunciar violações de direitos humanos independentemente de quem as pratique.
Não existe contradição necessária entre essas posições.
A dificuldade surge quando a solidariedade a um povo passa a exigir que se aceite, sem questionamento, toda reivindicação política formulada em seu nome.
O pastor afirma que não deseja o sofrimento dos muçulmanos, mas seu próprio raciocínio coloca a interpretação bíblica da herança de Isaque no centro da questão sobre quem deveria possuir a terra. A boa intenção declarada não resolve a dificuldade lógica: reconhecer o sofrimento de uma população não é o mesmo que reconhecer plenamente seus direitos.
E uma política de paz não pode depender da expectativa de que todos os envolvidos aceitem a mesma teologia.
A conversão religiosa como solução para um conflito político
Há ainda uma contradição particularmente interessante no artigo.
Williams declara que deseja a paz entre judeus, muçulmanos e cristãos, mas também afirma que a paz depende da aceitação de Jesus como cumprimento das promessas feitas a Abraão.
Em outras palavras, ele apresenta uma solução religiosa para um problema que também envolve soberania, território, segurança, deslocamento populacional, autodeterminação e direitos civis.
O direito de alguém viver em segurança não pode depender de sua conversão religiosa. Um palestino muçulmano não precisa se tornar cristão para merecer proteção. Um judeu não precisa aceitar Jesus para ter seus direitos respeitados. Um cristão palestino não deveria precisar escolher entre sua identidade religiosa e seu pertencimento nacional.
O diálogo inter-religioso tampouco precisa ser uma operação disfarçada de conversão. Pessoas podem compartilhar suas convicções e tentar persuadir umas às outras, desde que isso não se transforme em coerção ou numa condição para o reconhecimento de direitos.
Se a paz só pode ser alcançada quando todos aceitam a interpretação religiosa de uma das partes, então não estamos falando de uma solução política inclusiva. Estamos falando de uma paz subordinada à uniformidade teológica.
Uma sociedade plural precisa de princípios que possam ser discutidos e aplicados mesmo quando seus cidadãos discordam sobre a existência de Deus, a identidade do Messias ou a autoridade de um texto sagrado.
O que resta quando retiramos a autoridade da revelação?
Retiremos, por um momento, a premissa de que a Bíblia estabelece os direitos territoriais contemporâneos.
O que resta?
Restam populações com vínculos históricos com a região. Restam judeus que têm direito à segurança e à autodeterminação. Restam palestinos que também têm direito à autodeterminação, à segurança e à dignidade. Restam disputas políticas que exigem negociação, respeito aos direitos humanos e consideração pelo direito internacional.
Essas questões são difíceis justamente porque não desaparecem quando alguém invoca uma autoridade divina.
A história da região não começou com o nascimento de Isaque, tampouco pode ser reduzida às personagens bíblicas. E a criação de um Estado moderno não resolve automaticamente todas as questões relativas às pessoas que já viviam no território ou que foram deslocadas por guerras e transformações políticas.
Não precisamos negar a história judaica para reconhecer a história palestina. Não precisamos negar a história palestina para reconhecer a legitimidade da existência de Israel.
Precisamos, isso sim, abandonar a ideia de que uma reivindicação territorial se torna incontestável quando alguém afirma possuir a genealogia, a revelação ou a identidade ancestral correta.
O pagão que pensa como um teólogo da eleição
É aqui que a comparação com o discurso da estirpe se torna especialmente reveladora.
Quando um nacionalista afirma que determinada população possui um direito superior a um território por causa de sua origem ancestral, ele transforma a história em instrumento de exclusão. Quando um religioso sustenta que uma população possui esse direito porque descende da linhagem escolhida por Deus, ele acrescenta uma autoridade sobrenatural à mesma pretensão.
É claro que há diferenças importantes entre as duas posições. A identidade judaica não se reduz a uma doutrina racial, e a afirmação de vínculos históricos entre um povo e sua terra não é, por si só, racista. Tampouco todo pagão que valoriza a ancestralidade defende hierarquias raciais.
O problema específico está em converter a origem em privilégio político absoluto.
Por isso, considero tão irônico encontrar um discurso semelhante em alguém que se apresenta como pagão e, ao mesmo tempo, atribui tamanha importância à ideia de estirpe. A mudança de vocabulário religioso não garante, por si só, uma mudança na estrutura do pensamento. É possível abandonar um deus e continuar procurando uma autoridade transcendente, ancestral ou mítica que legitime a superioridade de determinado grupo.
A pergunta que deveríamos fazer a qualquer pessoa que invoca a ancestralidade como fundamento político é simples: os direitos de quem não pertence à linhagem considerada legítima serão respeitados em condições de igualdade?
Se a resposta for negativa, a conversa já não é apenas sobre tradição, identidade ou memória. É sobre hierarquia.
E, se a resposta for positiva, então a ancestralidade não pode funcionar como justificativa para negar a outras pessoas os mesmos direitos fundamentais.
Conclusão: a humanidade não precisa de um genealogista celestial
O artigo de Kelly Williams pretende defender a paz, mas subordina sua visão de paz a uma interpretação bíblica particular sobre a herança de Abraão. Seu argumento falha porque confunde convicção religiosa com demonstração política, genealogia narrativa com descendência histórica verificável e promessa divina com título territorial contemporâneo.
Não precisamos decidir quem descende de Isaque ou de Ismael para reconhecer que judeus e palestinos possuem direitos humanos. Não precisamos resolver uma disputa teológica milenar para afirmar que civis não devem ser vítimas de violência, que populações não devem ser despojadas de seus direitos e que a autodeterminação de um povo não deve servir de pretexto para apagar a de outro.
E não precisamos de uma suposta estirpe pura para reconhecer o valor de uma comunidade humana.
Se há alguma lição que podemos extrair desse debate, é que a origem de uma pessoa ou de um povo não deveria determinar a medida de sua dignidade. Nem uma linhagem bíblica, nem uma genealogia nacionalista, nem uma narrativa ancestral deve servir como licença para estabelecer seres humanos de primeira e segunda categoria.
A pergunta decisiva não é quem possui o antepassado mais conveniente, a revelação mais antiga ou a genealogia mais gloriosa.
É se somos capazes de construir uma ordem política na qual pessoas com histórias, culturas e crenças diferentes possam viver com direitos iguais, segurança e dignidade.
Porque, quando alguém precisa recorrer a Deus para justificar um privilégio territorial que os demais não têm obrigação de reconhecer, talvez o problema não esteja na falta de fé dos outros.
Talvez esteja na insuficiência do próprio argumento.
Criado com ChatGPT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário