Mais do que um feito técnico, trata-se de um marco social e humano: pela primeira vez, pessoas transsexuais da região tiveram acesso a um procedimento de altíssima complexidade, mas também altamente transformador, promovendo autoestima, identidade e qualidade de vida.
“As cirurgias genitais afirmativas de gênero, popularmente conhecidas como redesignação sexual, representam um passo essencial para o reconhecimento da identidade e da dignidade das pessoas trans. É uma honra para nossa equipe fazer parte desse momento tão importante”, afirma o médico urologista Dr. Marcelo Zerati (CRM 34010).
Afinal, o que é uma cirurgia afirmativa de gênero?
As cirurgias afirmativas de gênero, também chamadas de cirurgias de redesignação sexual, são procedimentos realizados com o objetivo de adaptar o corpo da pessoa trans ao gênero com o qual se identifica. Tais cirurgias permitem que pessoas trans possam viver com mais conforto e congruência entre corpo e identidade, promovendo bem-estar físico, mental e emocional.
Esses procedimentos incluem:
Neovaginoplastia – criação de uma neovagina para mulheres trans (pessoas do sexo masculino ao nascer, mas que se identificam como mulheres).
Metoidioplastia e Neofaloplastia – consistem na construção ou adequação dos genitais masculinos para homens trans (pessoas do sexo feminino ao nascer, mas que se identificam como homens).
Muito além do aspecto físico, essas cirurgias têm impacto direto na autoestima, na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas trans, que convivem por anos com a disforia de gênero e o sofrimento psíquico relacionados à incongruência corporal.
“Uma alegria estar no corpo que me identifico”
Para a técnica de enfermagem Nattasha Brunelly Moreira da Silva, de 33 anos, a cirurgia foi a realização de um sonho:
“Desde criança eu já tenho essa disforia de gênero e faço acompanhamento há anos. Com a Urologistas Associados eu tive a oportunidade de mudar de vida. Foi maravilhoso, a cirurgia ocorreu muito bem, meu pós-operatório foi perfeito, zero dor. É uma alegria estar em um corpo em que me sinto bem, que me identifico, uma satisfação inexplicável. Serei eternamente grata”, contou emocionada.
Outra paciente que realizou da cirurgia inédita foi a cabeleireira Verônica Gomes, de 42 anos. Ela compartilha a emoção de finalmente se sentir bem consigo mesma:
“Sempre me entendi como mulher. Cresci sonhando com esse momento. O resultado estético é perfeito, a funcionalidade também. Estou bem realizada e muito contente”, comemorou.
Referência em Minas Gerais para cirurgias genitais afirmativas
Com essa iniciativa inédita, a Urologistas Associados se consolida como uma das referências em Minas Gerais para a realização das cirurgias genitais afirmativas de gênero, mostrando que é possível unir ciência, inclusão e responsabilidade social no cuidado com a saúde.
“Essa conquista simboliza o avanço de uma medicina mais ética, humana e comprometida com a diversidade. Nossa missão vai além da técnica: é cuidar de vidas com respeito e responsabilidade social”, conclui Dr. Marcelo Zerati.
Sobre a Urologistas Associados
Fundada em 2000, a Urologistas Associados é uma clínica especializada em cuidados urológicos de excelência para Uberlândia e toda a região do Triângulo Mineiro. A clínica se destaca pela combinação de atendimento humanizado, ética, inovação e tecnologia de ponta, sempre com foco no bem-estar integral de seus pacientes.
A equipe é formada por médicos especialistas e colaboradores comprometidos, que atuam em conjunto para oferecer os melhores resultados clínicos e cirúrgicos. O compromisso com a capacitação contínua e com o trabalho em equipe oferece alto padrão nos serviços prestados.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/urologistas-associados/noticia/2025/08/01/minas-gerais-tem-novo-marco-lgbtqia-cirurgia-trans-em-uberlandia.ghtml
Nota: essa iniciativa deveria existir no Brasil inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário