sábado, 23 de agosto de 2025

O divino é plural

Conversa com o Gemini

Baseado no texto do link:

https://www.patheos.com/blogs/thedesertsanctuary/2025/08/does-god-change/

Escreva um texto na opinião de um pagão moderno.

Resposta do Gemini:

Em nome de um pagão moderno, a ideia de que "Deus" é imutável parece um pouco estranha. Na verdade, a questão "Deus muda?" é, por si só, baseada em um conceito singular de divindade que não se aplica à maioria das tradições pagãs. Nós vemos o divino de forma plural e fluida, não como uma única entidade estática.

Para nós, os deuses e deusas não são entidades distantes e perfeitas, mas sim reflexos de um universo em constante mudança. Eles representam ciclos: o ciclo das estações, o nascimento, a morte e o renascimento. A natureza, que é o nosso livro sagrado, está em constante evolução. Por que o divino, que é imanente a ela, seria diferente?

Em vez de se debater se um Deus único pode mudar de ideia sobre um rei ou um pacto, nós aceitamos que as divindades podem ter múltiplos aspectos. O deus que é um guerreiro num momento pode ser o amante noutro. A deusa que é uma donzela pode tornar-se a mãe e, finalmente, a anciã. Isso não é uma contradição ou uma imperfeição, mas sim uma representação da totalidade da vida.

Além disso, a ideia de um "Deus" que é amoroso, mas que assiste ao sofrimento sem agir, não faz sentido em nossa cosmologia. O divino está em tudo, inclusive no sofrimento e na alegria. A nossa responsabilidade não é esperar que uma divindade externa resolva os nossos problemas, mas sim honrar o divino que existe dentro de nós e na natureza ao nosso redor, agindo em harmonia com os seus ciclos.

A maior sabedoria para nós é perceber que, assim como o universo, os deuses estão em constante fluxo. Eles não são perfeitos no sentido estático da palavra, mas perfeitos na sua capacidade de evoluir e de se manifestar em todas as suas facetas. A resposta para a pergunta "Deus muda?" não é "sim" ou "não", mas sim "por que ele não mudaria, se tudo o que existe no universo muda?".

Criado com Gemini, do Google.

Nota: o cristão baseia sua crença em um livro, não na experiência ou na sua busca pelo divino. O ateu está preso em outra necessidade de certeza e no antropocentrismo.

Nenhum comentário: