Peruíbe, no litoral paulista, está pronta para receber o Festival do Fogo Sagrado que, em Tupi-Guarani, se chama Tataruçu Katu. A festa acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na lua nova, na Aldeia Tabaçu Reko Ypy (TRY), Terra Indígena Piaçaguera.
Serão três dias de programação, com Jogos Indígenas, rodas de conversa, canto e dança tradicional, artistas contemporâneas, arte indígena, desfile, exibição de filmes, cerimônia de acendimento do fogo sagrado, alimentos para o corpo e para o espirito, com conexão ancestral.
A programação, este ano, é gratuita e aberta ao público, e terá a participação de outros povoados do litoral sul.
O morubixaba (cacique) Wera Moru destacou que a tradição é celebrar o fogo. “O nosso Festival do Fogo Sagrado é uma cerimônia ancestral que reacende a chama do elemento fogo, símbolo de renovação, força, união e resistência. Serão três dias de celebração, espiritualidade, cultura viva e ancestralidade em movimento”.
A Aldeia Tabaçu Reko Ypy (TRY), cujo nome significa Renascer da Grande Aldeia, foi fundada em 2012, com o objetivo de fortalecer a cultura Tupi-Guarani.
Em sua 5ª edição, o festival é parte da cultura Tupi-Guarani e já se tornou tradição na cidade de Peruíbe para djuruás (não indígenas) que acompanham desde a primeira.
Trata-se de uma oportunidade para quem deseja conhecer a aldeia e as tradições Tupi-Guarani, bem como celebrar os talentos do território no audiovisual, na música, artesanato e diversidade de iniciativas locais. O morubixaba reforçou o convite. “Venham para a Aldeia TRY e tragam, acima de tudo, respeito, escuta e o espírito aberto”.
Esta edição é realizada, em parte, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Peruíbe (Secult), o que possibilita a gratuidade do evento. Também conta com recursos do fundo da aldeia, formado a partir da realização de eventos e turismo de base comunitária.
Quem deseja vivenciar os três dias na Aldeia TRY pode acampar no local, mas, nesse caso, há um custo. Para reservas, é necessário entrar em contato por este formulário. (Link na notícia original).
Confira programação completa
Sexta-feira (22)
10h - Acolhida do Acampamento;
18h – Cineminha Tabaçu: curtas metragens indígenas;
19h30 – Mbaipy Comunitário (jantar coletivo);
20h30 – Cerimônia de canto sagrado Mborai.
Sábado (23)
8h – Inscrição para os Jogos Indígenas;
9h – Início dos Jogos Tradicionais;
10h – Abertura do Palco Arena – Apresentação com falas de lideranças, canto e dança das aldeias presentes;
12h30 – Almoço Coletivo;
15h – Cerimônia do Fogo Sagrado;
18h – Jantar Coletivo;
19h30 – Noite Cultural no Palco Arena com arte indígena e contemporânea.
Domingo (24)
8h – Início das atividades.
-Continuação dos Jogos Indígenas;
Desfile da Beleza Indígena;
Atrações Finais do Palco Arena;
Encerramento dos Jogos e Premiações;
Ritual de Encerramento Awê;
Jantar Coletivo.
Serviço
Tataruçu Katu – Festival do Fogo Sagrado e Jogos Tradicionais Indígenas;
Data: 22, 23 e 24 de agosto;
Gratuito e aberto ao público;
Mais informações no Instagram (link na reportagem original);
Localização: Aldeia Tabaçu – Terra Indígena Piaçaguera, Peru/SP;
Onde fica: Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, km 338,5.
Fonte: https://revistaforum.com.br/sp/santos-regiao/2025/8/12/aldeia-em-cidade-do-litoral-de-sp-realiza-festival-do-fogo-sagrado-185248.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário