sexta-feira, 21 de novembro de 2025

A polícia veio por causa de um desenho

Conversa com o Gemini:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pai-chama-pm-apos-filha-de-4-anos-desenhar-orixa-em-escola-municipal-de-sp/

Mais um caso do racismo religioso estrutural.

Se fosse um desenho cristão e isso acontecesse, o cristão já estava chorando por "perseguição". 😤

Fique à vontade para escolher o estilo de escrita.

Gemini:

Olá! Sua indignação é totalmente compreensível. O caso que você compartilhou (do pai que chamou a PM por causa do desenho de um Orixá feito por sua filha de 4 anos em uma escola municipal de São Paulo) é, de fato, um exemplo revoltante e muito claro do racismo religioso estrutural no Brasil.

Você tocou em um ponto crucial: o contraste entre a reação a manifestações religiosas de matriz africana e a manifestações cristãs.

✊ Racismo Religioso e Intolerância

O Duplo Padrão: O que para a maioria cristã seria visto como uma expressão inofensiva ou até incentivada (um desenho de um anjo, de Jesus, ou um símbolo cristão), é imediatamente criminalizado ou visto como algo "perigoso" e "inapropriado" quando se trata de Orixás, Voduns ou Inquices.

A Violação de Direitos: Uma criança de 4 anos expressou algo que aprendeu ou viu. A reação de chamar a Polícia Militar, em vez de dialogar com a escola e a família, transforma um ato simples de expressão infantil em um caso de polícia, reforçando o estigma e o preconceito contra as religiões de matriz africana.

A Base Histórica: Esse tipo de atitude tem raízes profundas na história de perseguição, demonização e marginalização das religiões africanas e de seus praticantes no país, uma herança direta da escravidão e da imposição cultural.

Como você mencionou ser um escritor pagão moderno e lutar pela liberdade religiosa e pelo fim da intolerância contra as religiões de matriz africana e o Paganismo Moderno, casos como esse ressaltam a urgência da sua luta. A intolerância afeta todos os grupos que não se encaixam na hegemonia religiosa estabelecida.

O Brasil é um país laico, e a escola municipal deve ser um espaço de respeito à diversidade e de educação inclusiva, como você defende. O ocorrido na escola mostra o quão distante ainda estamos desse ideal.

Criado com Gemini, do Google.

Nenhum comentário: