sábado, 14 de julho de 2007

Desajustados Sociais?

Um de meus críticos, seja por inveja ou ciúmes, apesar de não ter a capacidade, a competência ou a autoridade que se julga possuir, conceitua aos pagãos, bruxos e wiccans como "socialmente desajustados".
Interessantemente, ele não fornece qualquer parâmetro ou referencial do que, no conceito limitado dele, pode ser considerado socialmente ajustado ou não e o principal, de qual sociedade ou substrato dela, uma vez que os relacionamentos dos indivíduos podem tanto focar a sociedade como um todo ou uma parte dela, como por exemplo os indivíduos que procuram "sua tribo" dentro da colcha social da qual faz parte.
Para estabelecer um referencial, eu colocarei esta citação vinda de um Instituo de Psiquiatria: "O desejo de aceitação social foi definido como a propensão de um indivíduo a fornecer a resposta que ele considera mais desejada e aceita pela sociedade, independentemente dela ser verdadeira. Geralmente, indivíduos com alto desejo de aceitação social sub-relatam comportamentos que são vistos como não desejáveis, como comportamentos anti-sociais, fenômenos psicóticos, uso de drogas ilícitas e consumo de alimentos doces e ricos em lipídeos" [Revista de Psiquiatria Clínica, ISSN 0101-6083]
Importante, nesse momento, é refletirmos nos valores que podem nos tornar, por assim dizer, indivíduos "socialmente ajustados". Quais são os valores da sociedade contemporânea capitalista cristã brasileira? Que o sucesso financeiro se mede pela quantidade de bens e riquezas adquiridas, indiferentemente dos métodos usados. Profissionalmente, não é pelo seu talento ou habilidade, mas o quanto sua posição na empresa agrada ao patrão. Grupalmente, que é provavelmente o objetivo do meu crítico, é o de pertencer ou ter o maior numero possível de "amigos", o que leva a ter um determinado comportamento, bens, posses e gostos estéticos em comum com este círculo de amizades.
Ou seja, você acaba vivendo pelos padrões e valores desse grupo, tornando-o inseguro de si mesmo, sem auto-estima, procurando neuróticamente apenas agradar aos gurus desse grupo social.
Na Alemanha correu um fenômeno igual, mas o enredo e a conclusão do caso foram trágicos: o nome do grupo era Nazismo, tornou-se um valor socialmente aceito e desejável, muitas pessoas que foram consideradas "socialmente desajustadas" foram torturadas, presas e mortas.
Agora fica fácil porque meu crítico cristão faz tanta questão de ser "socialmente ajustado". O certo, correto, nem sempre anda de mãos dadas com os valores aceitos e desejados por uma sociedade. Se nós somos socialmente desajustados por desafiar a opressão social contra os negros, homossexuais e as mulheres ou por lutarmos por uma sociedade mais justa e por uma humanidade mais éticamente consciente, então graças aos Deuses que somos socialmente desajustados!

3 comentários:

Noel disse...

Virou modinha as citações de escritores e pensadores,mas nesse caso Krishanmurti cai coo uma luva

"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente"

Noel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Noel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.