sábado, 14 de julho de 2007

Mitos Modernos II

Fatos que neo-pagãos modernos, urbanos e românticos demais deveriam saber.

A causa animal
Eu analisei a fundo os motivos reais que movem essa defesa do direito dos animais e detonei o proselitismo Vegan. Mas lembrando em um breve relato, isso é uma tendência moderna ocidental vinda dos princípios religiosos do Hinduísmo, que inclui karma, metemsopsicose e metemsoplasmose. Os Hindus "respeitam" os animais porque crêem que ali pode estar encarnado um ancestral ou um deva, portanto, matar e comer uma vaca é assassinato e canibalismo. Segundo esse pensamento religioso, matar e comer um animal traria para o nosso corpo o karma que esse possível ancestral encarnado carrega consigo. Esse pensamento religioso se somou ao problema do meio ambiente e a visão reducionista de todas as espécies aos animais domésticos. Neo-pagãos não estão alinhados a uma religião especifica, mas tem a ideologia da conservação do meio ambiente como um todo, incluindo políticas de produção agrícola e pecuniária. Torna-se loucura e insensatez querer retornar à modos de produção medievais e locais. Respeito à vida começa com a nossa própria, lidando com as desigualdades sociais e questões de saúde.

A demonização do ser humano
De repente, por contextualizar a realidade da Natureza e desconstruir a ilusão do direito dos animais me tornou em um monstro que concorda com a matança indiscriminada. Sem dúvida, nossa espécie é a única que possui consciência e dá um motivo ao ato de matar, muitas vezes por prazer. Eu sou neo-pagão, mas sou realista, não existe essa Natureza harmônica nem animais santos. Não espere respeito de um predador carnívoro, não espere misericórdia do vírus do ebola. Muitos neo-pagão embarcam nessa viagem New Age e acreditam que ser pagão é respeitar toda forma de vida e viver em harmonia com a Natureza. Muitos acredita piamente que, se implementarem mundialmente os "valores" do Paganismo, que a humanidade irá retornar a uma Era Dourada onde humanos e animais viviam cordialmente em harmonia. Isso acontece com a falta de informação histórica e antropológica, em conjunto com uma propaganda alienante provindo de líderes auto-proclamados. Nós somos uma espécie bem sucedida graças ao domínio da Natureza e só podemos continuar existindo com o uso responsável desta, o que é bem diferente de glamourizar a causa do direito dos animais.

A "harmonia" da Natureza
Nós somos uma espécie interessante. Somos os únicos que, conscientes de nossa existência, projetamos na Natureza valores e características humanas. Neo-pagãos que crêem mesmo na "harmonia" da Natureza não deve ter visto noticiário ultimamente. Vulcões, terremotos, tsunamis, ciclones, nevascas, tempestades. Nem todas são conseqüência do vilão do momento, o Aquecimento Global, ou da ação predatória do ser humano. Mesmo entre os animais, esta convivência harmoniosa e respeitosa é uma bobagem que qualquer naturista sabe. Eu lembrei o exemplo do vírus do ebola, tem o caso da dengue hemorrágica e a Maré Vermelha, que é uma colônia de algas que cresce a um ponto de tornar impossível a vida de outras espécies. Recomendo aos neo-pagãos que compraram essa ideologia da "harmonia" da Natureza que vejam com mais freqüência o National Geografic, para ver como os bichos também lutam entre si e matam por prazer. Apenas os neo-pagãos românticos e alienados vêem harmonia, convivência e respeito onde não há, exemplos eu tenho de sobra, mas o espaço é limitado.

A vida de nossos ancestrais
Este é certamente o ponto mais frágil e delicado para se escrever a respeito aos neo-pagãos abobados, repletos da ideologia New Age. Infelizmente há uma enorme capa romântica cobrindo a história de nossos ancestrais, há um completo desconhecimento antropológico e uma enorme alienação a respeito da vida e dos valores de nossos ancestrais. Nossos ancestrais conseguiram sobreviver em comunidades tribais em um ambiente inóspito. Eles não conseguiram isto tendo respeito a toda forma de vida ou convivendo de forma harmônica com a Natureza. Querer impingir ideais modernos a eles é uma ofensa à memória e ao esforço deles. Hoje nós arrotamos essa bobagem provinciana e civilizada porque eles tiveram culhões, nenhum neo-pagão urbano moderno sobreviveria dois dias se estivesse nas mesmas condições. Nossos ancestrais guerreavam, matavam, pilhavam, estupravam, escravizavam, caçavam, desflorestavam e cometiam atos que, nos dias de hoje, chocaria os neo-pagãos abobados. Para citar um fato estranho, muitos neo-pagãos tem orgulho em falar do culto à fertilidade, mas pode se esperar uma reação moralista cristã quando se fala em prostituição sagrada, sacrifícios humanos e nudez ritual.

Conclusão
Os propósitos do Paganismo e do Neo-paganismo passa bem longe dos propósitos da New Age. Assim como nossos ancestrais, os neo-pagãos procuram ter um melhor relacionamento com o meio ambiente, pela simples equação de que, sendo nós parte deste meio ambiente, nossa existência depende da manutenção do mesmo, sem deixar de lado a realidade de nossa época e as condições da sociedade atual. Repito, isso envolve políticas efetivas de produção agrícola e pecuniária, envolve melhor distribuição destes insumos e justiça social. Basta de ficar chorando a respeito de fatos passados em que o abuso de poder de uma instituição (religiosa ou política) ceifaram tantas vidas inocentes. Vidas inocentes estão sendo ceifadas hoje, pela fome, pela guerra, pelo terrorismo, por doenças e catástrofes naturais. As conseqüências da falta de políticas sociais e de uma autoridade estão bem visíveis na guerra civil urbana. Por isso que defendo como parte do Neo-paganismo essa ação social, a justiça social é igualmente importante para nossa sobrevivência como espécie, uma vez que a existência de uma sociedade, tribo ou clã faz parte de nossa natureza. Entretanto, e não defendo a teoria marxista ou a bandeira socialista, mas sim um ideal acima de teorias e fórmulas, eu defendo a autogestão e a autonomia que venha da própria comunidade.

Nenhum comentário: