Por que a literatura grega foi cruel com Hera? Além disso, o que poderia explicar o relacionamento tempestuoso entre Zeus e Hera? Ao examinar as causas por trás do desenvolvimento de seu caráter, os achados arqueológicos – especialmente seus templos – serão revisados para ajudar a determinar o início histórico de Hera e de sua adoração.
Para entender por que a literatura grega foi cruel com Hera, é útil considerar a história pré-grega (ou pré-helênica). No século XVIII a.C., os micênicos – uma sociedade guerreira avançada – invadiram a região do Egeu, conquistando o continente indígena pré-helênico. Representando a primeira civilização caracteristicamente grega, a Grécia micênica dominou a última fase da Idade do Bronze, aproximadamente do século XVIII ao XI aC. Eles são chamados de “primeiros gregos” porque foram os primeiros a usar a língua grega indo-europeia. É certo que os testes de ADN subsequentes revelaram uma herança genética comum entre os gregos de hoje e os seus antepassados micénicos. Embora estivessem inicialmente sob a hegemonia política minóica, por volta de 1400 aC eles adicionaram a lendária ilha minóica de Creta e ilhas próximas à sua longa lista de conquistas, tornando-se a potência dominante na região.
Fonte, citado parcialmente: https://members.ancient-origins.net/articles/pre-hellenic-hera
Traduzido com Google Tradutor.
Outro texto sobre o assunto:
Hera provavelmente se originou como uma deusa pré-helênica da fertilidade, o que corresponde ao seu papel de deusa de todas as fases da vida de uma mulher: menina, nova noiva e velha. Ela é frequentemente confundida com sua filha, Eileithyia, como uma deusa do parto, assim como sua contraparte romana, Juno, com a deusa romana do parto, Lucina. Hera tinha a habilidade única de se tornar virgem novamente todos os anos, banhando-se em uma fonte chamada Canathus.
Fonte, citado parcialmente: https://uen.pressbooks.pub/mythologyunbound/chapter/hera/#:~:text=Hera%27s%20Origin,new%20bride%2C%20and%20old%20woman.
Traduzido com Google Tradutor.
Eu escrevi em algum lugar sobre as origens de Atena, Afrodite e Hécate. Eu não estranharia se encontrassem indícios da origem de Zeus em solo não helênico.
Isso é um desafio e uma questão intrigante. Eu acreditei que os Deuses Antigos tinham um vínculo com a terra e o povo que ali habitavam. Nem mesmo Javé, que foi "emprestado" na formação do Deus Cristão, tem origem na terra e no povo que Ele escolheu.
Isso deve ser frustrante ao pagão moderno que é racista. Nossos ancestrais eram imigrantes e nós somos todos miscigenados. Nossos Deuses e suas origens refletem isso.
Tudo deve estar conectado. Os Deuses escolheram onde ficar, com qual terra e com qual povo constituiriam uma comunidade.
O problema é quando a "vizinhança" estraga a convivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário