segunda-feira, 1 de setembro de 2025

O Cavalo, a Cobra e a Roda


Adoro observar obras de arte gaulesas. Minha mente gosta de explorar os muitos temas que podemos abordar com algumas das obras de arte que vemos em diversos itens, como moedas, taças, vasos, punhos de espadas e inúmeros outros.
Gostaria que soubéssemos realmente o que muitas delas significavam para os senogalati, mas só podemos especular.

Gosto de me reconectar com o passado na minha forma de fazer, por isso criei um estilo de arte gaulês moderno que você pode encontrar em todo o meu site. É muito inspirado na arte das moedas, com as linhas e curvas que se podem ver na obra de Senogalatis, mas não se trata apenas da forma da arte. Trata-se também da compreensão simbólica das imagens que encontramos. Elas contam histórias e nos comunicam de muitas maneiras. Portanto, trata-se de trazer isso também para a arte.

Este desenho que você vê acima foi inspirado em uma escultura que eu estava fazendo de um cavalo gaulês. Agora a escultura está tomando a forma acima. Compartilharei assim que terminar.

A Imagem Básica.

Cobras simbolizam renascimento, renovação e morte, ciclos gerais do cosmos. Os cavalos nos ajudaram imensamente em nossa conexão com as relações simbióticas com as criaturas deste reino. Eles também nos ajudaram a construir nosso mundo de muitas maneiras. A roda é nossa criação a partir da observação do cosmos ao nosso redor.

O Significado Profundo.

Aqui temos a roda, que representa Nós/Virtudes cavalgando o caminho da serpente ou cavalgando a serpente, que representa o caos e os movimentos do universo. O Cavalo representa a Ordem/Deuoi e o princípio de Samos, ajudando-nos a manter nossas Virtudes fluindo suavemente; estas são as forças invisíveis dentro do cosmos. Elas estão auxiliando a Serpente/Cosmos e os princípios de Giamos a não se enredarem nas Virtudes. Todos agem uns sobre os outros para que cada um possa fluir suavemente. Sem o caos, não saberíamos o que é ordem, e sem ordem, não conheceríamos o caos. O excesso de um pode mudar a forma do outro. Trata-se de equilíbrio e de navegar nessa linha tênue, a roda nas costas da serpente.
Observe que não pensemos em Ordem e Caos em termos de bem ou mal, ou positivo e negativo.

Então, como de costume, isso faz parte da minha filosofia da Liminalidade Carnonouissus (Conhecimento de Carnonos).
A imagem acima tem muitos significados simbólicos. Esses são apenas pensamentos que tive ao criá-la.
Um significado mítico também pode ser adicionado à imagem. Bem, com o tempo, talvez alguém crie uma história para ela. Ao criá-la, sei que Belinos estava presente comigo. Então, algo nesse sentido, estou pensando.

Você também notará que a roda tem 12 raios representando as Bessus Nouiogalation Îanoi (Virtudes).

Os cavalos representam Albios
A roda representa Bitus
A cobra representa Dubnos

Sou um dos fundadores da Bessus Nouiogalation e um dos Delgaunos, então, para mim, este símbolo também representa um seguidor da roda, já que nossos Îanoi (Virtudes) e Îuoi (Feriados) desempenham um papel significativo em nossa tradição. Temos 12 Îanoi e 12 Îuoi, e é por isso que você verá uma roda de 12 raios no meu site e na imagem acima. Portanto, sou um verdadeiro seguidor da roda.

Fonte: https://thewitchsanddruidsden.com/2022/01/31/the-horse-snake-and-wheel/

Nenhum comentário: