segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Liberdade de cerceamento

Conversa com o Gemini

Vamos comentar e criticar?

https://revistaforum.com.br/cultura/2025/9/16/prefeito-veta-milly-lacombe-em-feira-literaria-por-fala-contra-familia-crist-187819.html

Eu não estou surpreso. O prefeito é do PSD, um dos partidos alinhados à Bolsonaro. Conservador, de direita e (provavelmente) cristão.

Bolsonaristas vivem reclamando de "liberdade de expressão", mas essa é uma liberdade seletiva.

Escreva um texto crítico, em tom de denúncia.

Resposta do Gemini:

Em 16 de setembro de 2025, o prefeito de São José do Rio Preto, Jorge Seba (PSD), vetou a participação de Milly Lacombe na Feira Literária da cidade (FLIRP). A decisão foi justificada pela suposta defesa da jornalista de um "discurso contra a família cristã" em uma palestra. O veto levanta questões importantes sobre liberdade de expressão, censura e o uso do poder público para impor visões ideológicas.

O prefeito, que é do mesmo partido que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e que tem demonstrado alinhamento com a direita e o bolsonarismo, justificou sua decisão com base em valores que ele entende como universais, mas que na verdade são uma interpretação particular da família. O veto, portanto, não foi uma ação isolada. Foi um ato político que reflete o alinhamento ideológico do prefeito com uma corrente política que tem sistematicamente usado o poder para impor a sua visão de mundo.

O veto a Milly Lacombe é um exemplo de uma liberdade de expressão seletiva. De um lado, o bolsonarismo defende a liberdade de expressão quando é conveniente para si, como nos casos em que jornalistas, ativistas e políticos de oposição são atacados e difamados. Do outro lado, quando um discurso não se alinha com sua visão de mundo, a censura é usada como ferramenta.

A atitude do prefeito de São José do Rio Preto é um sinal de alerta. Em uma sociedade democrática, o poder público não pode ser usado para impor censura a vozes que questionam as normas e os valores da sociedade. A liberdade de expressão é um direito fundamental.

O uso da máquina pública para cercear o debate e impor visões ideológicas é uma prática perigosa que ameaça a democracia. É preciso denunciar e combater esse tipo de censura, seja ela de direita ou de esquerda, e defender uma sociedade em que a diversidade de ideias seja vista como uma riqueza, e não como uma ameaça.

Criado com Gemini, do Google.

Nenhum comentário: