quarta-feira, 15 de maio de 2024

A pedra eleusina

Dois anos e quatro meses depois, a Netflix (eu não estou ganhando um centavo com isso) finalmente exibe a segunda temporada da animação "Sangue de Zeus".

Nessa temporada, vemos Heron e Seraphin em busca da pedra eleusina. A posse da pedra concede ao proprietário o trono de Zeus.

Atenção, spoiler! Zeus morreu!

Nessa temporada vemos ciúmes, inveja e intriga. Em nossa cultura contemporânea (e provinciana) nada incomoda mais do que os mitos antigos que revelam os Deuses com as mesmas características e falhas do humano. Nós assimilamos o conceito de divino tal como os poderes, seculares e clericais, nos encucaram, onde Deus é transcendental.
Eu devo ter escrito em algum lugar que o conceito ocidental de Deus é um mosaico, um Frankenstein teológico.

Essa temporada dá a entender que Hades acha que Zeus não fez a partilha dia reinos de forma honesta. Cenas mostram Hades olhando, melancólico, os horrores do Mundo dos Mortos.
Eu discordo. Tem um ditado que diz que a grama do vizinho sempre é mais verde.
Eu, que estou quase completando 60 ciclos nesse mundo, posso falar que o Mundo dos Homens também é terrível.

Essa temporada fala muito da "jornada do herói", aquele (ou aquela) escolhido pelos Deuses para cumprir uma missão. Nessa jornada, o herói descobre a si mesmo e realiza o propósito de sua existência. Isso também realiza a vontade dos Deuses e resolve problemas. Um transeunte, um descrente, pode perguntar por que os Deuses não resolvem esses problemas Eles (ou Elas) mesmos.
Oh, bem, a preguiça intelectual não concebe que os Deuses estão igualmente sujeitos às Leis Universais.

A cena mais cruenta (spoiler!) mostra as Erínias devorando pessoas, mortas e vivas. Eu não me importaria se me devorassem 😏.
Para chegar onde está a pedra eleusina, Heron e Seraphin tem que entrar no reino secreto de Gaia, depois de passar pelos Coribantes, enfrentar um dragão e decifrar o enigma da esfinge.
Ela deve ter ficado intrigada quando eu passei por lá. Eu não pude disfarçar minha ereção 😏.

Mas seria fácil demais apenas achar a pedra eleusina. (Atenção, spoiler!) Os Deuses lutam entre si e Gaia, farta disso, resolve acabar com a briga chamando Tífon.

A mensagem que ficou estranha é a cena (atenção, spoiler!) em que Heron, depois de falar em perdão (supostamente para ensinar), acaba sendo morto por Hades. Sim, leitor, a cena deixa subentendido que o prêmio pelo perdão é uma morte traiçoeira 😳.

Eu espero que não demore muito para ter a terceira temporada.

Nenhum comentário: