segunda-feira, 4 de março de 2024

Quarenta dias

Ashes to ashes, funk to funky
We know Major Tom's a junkie
Strung out in heaven's high
Hitting an all-time low

-Ashes to Ashes, David Bowie.

Natal? Tem origem pagã. Carnaval? Nem se fala!
Em breve será celebrada a Páscoa e também as postagens negando que essa celebração tem origens pagãs.

Então a Quaresma também tem origens pagãs.

Citando:

Todo feriado cristão tem origem pagã, assim como a Quarta-feira de Cinzas, conhecida como o início da Quaresma, um período de jejum ou de dispensa de algo que você costuma fazer.

Achei este artigo de Craig Portwood muito interessante:

“A prática de colocar cinzas na testa é conhecida desde a antiguidade. Na religião pagã nórdica, acreditava-se que colocar cinzas acima da testa garantia a proteção do deus nórdico Odin. Esta prática se espalhou pela Europa durante as conquistas Vikings. Esta imposição de cinzas foi feita na quarta-feira, dia nomeado em homenagem a Odin, Dia de Odin. Curiosamente, segundo a Wikipedia, um dos nomes de Odin é Ygg. O mesmo é nórdico para o World Ash. Este nome Ygg se assemelha muito ao nome védico Agni na pronúncia.

A própria prática nórdica que ficou conhecida como Quarta-feira de Cinzas foi derivada da religião indiana védica. Acreditava-se que as cinzas eram a semente de Agni, o deus indiano do fogo. É desse nome que os latinos usaram para o fogo, ignis. É dessa palavra raiz que a língua inglesa obteve as palavras inflamar, ígneo e ignição. Dizia-se que Agni tinha autoridade para perdoar pecados. Acreditava-se também que as cinzas simbolizavam o sangue purificador do deus védico Shiva, que se diz ter o poder de purificar pecados.

Fonte, citado parcialmente: https://susannesanlier.wordpress.com/2015/02/18/ash-wednesday-and-its-pagan-origins/
Traduzido com Google Tradutor.

Vindo do anglo-saxão Lencten , que significa “primavera”, a Quaresma originou-se na antiga religião de mistérios da Babilônia. “Os quarenta dias de abstinência da Quaresma foram emprestados diretamente dos adoradores da deusa babilônica... Entre os pagãos, esta Quaresma parece ter sido uma preliminar indispensável para o grande festival anual em comemoração da morte e ressurreição de Tammuz”.

Fonte, citado parcialmente: https://www.hope-of-israel.org/weeping.html
Traduzido com Google Tradutor.

Pare de celebrar a cópia. Celebre o original. Com os Deuses dos seus ancestrais.

Nenhum comentário: