sexta-feira, 22 de março de 2024

Censura e pânico moral

Primeiro a notícia.
Citando:

A diretora de uma escola de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou um vídeo em uma rede social criticando o livro “O Avesso da Pele”, escrito por Jeferson Tenório e vencedor do Prêmio Jabuti 2021. Ela alega que a obra traz “vocabulários de tão baixo nível”.

Na mensagem, ela solicita que o governo federal retire os exemplares.

Em nota, o Ministério da Educação afirma que a “aquisição das obras se dá por meio de um chamamento público, de forma isonômica e transparente” e que as obras são avaliadas por profissionais inscritos no banco de avaliadores.

O MEC ainda destaca que “os livros aprovados passam a compor um catálogo no qual as escolas podem escolher, de forma democrática, os materiais que mais se adequam à sua realidade pedagógica, tendo como diretriz o respeito ao pluralismo de concepções pedagógicas”.

A pasta reforça a relevância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a adesão de mais de 95% das redes de ensino do Brasil.

A Companhia das Letras, editora que publicou o livro, disse repudiar qualquer ato de censura. A empresa argumenta que, “para chegar ao colégio em questão, ainda precisou passar por aprovação da própria diretora, que assinou o documento de ‘ata de escolha’ da obra e agora contesta o conteúdo do livro. Esses dados são transparentes e públicos”.

(https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/diretora-critica-livro-o-avesso-da-pele-e-alega-vocabularios-de-tao-baixo-nivel/)

Detalhe que ficou faltando na reportagem da CNN (citando):

Porém, o tiro, obviamente no governo Lula, acabou acertando no governo de seu mito Bolsonaro, que autorizou tecnicamente em 2019 a distribuição do livro, que agora Leite – governador do partido de Zaffa – corretamente não vai permitir que seja censurado.

(https://seguinte.inf.br/a-censura-do-livro-antirracista-vereador-de-gravatai-atirou-em-lula-acertou-bolsonaro-e-vai-ter-que-agasalhar-decisao-de-leite-autorizando-obra-no-ensino-medio-a-linguagem-da-hipocrisia/)

Mas evidente que os jornais dessa bolha, conservadores, fundamentalistas cristãos e bolsonaristas, vão omitir e esconder esse detalhe. Querem ganhar audiência com o cultivo do pânico moral.

Nenhum comentário: