domingo, 24 de março de 2024

Crítica contra a manipulação religiosa

Roberto Barroso, presidente do STF, criticou nesta 6ª feira (8) o que denominou de “manipulação política” da religião para obtenção de votos e campanhas contrárias aos adversários. De acordo com o magistrado, a fé precisa ocupar um espaço na vida particular das pessoas, que não se torne em “uso abusivo” do tema por suas lideranças.

Durante sua intervenção, Barroso destacou a importância de preservar a fé como uma questão privada e não instrumentalizá-la para objetivos políticos momentâneos. Ele enfatizou que a exploração da religião por líderes públicos para ganhar votos e demonizar oponentes é uma prática antiética e não condizente com os valores cristãos.

O ministro relembrou os incidentes ocorridos na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, onde observou pessoas que, após cometerem atos de vandalismo, se ajoelharam para rezar. Ele destacou a contradição entre o uso da religião como veículo de ódio e violência, ressaltando que a verdadeira religião preconiza o entendimento e a compaixão.

Além disso, mencionou os desdobramentos da operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, que investiga a existência de um gabinete do ódio no governo anterior, responsável pela disseminação de fake news e supostos planos de golpe de Estado.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/barroso-critica-manipulacao-religiosa-na-politica-e-preciso-combater/

Nenhum comentário: