sábado, 23 de março de 2024

Helênicos celebram Dionísio

ATENAS, Grécia – Estamos reunidos, vestidos de preto, à sombra dos restos do templo de Dionísio. O antigo altar está decorado com flores silvestres, coroando uma efígie do Deus da Primavera. Flores de acácia amarelas brilhantes pontuadas por flores brancas de achillea (yarrow) e bagas vermelhas de aroeira evocam a primavera em tempo real: colhidas na área circundante, sua beleza é uma oferenda aos deuses e um lembrete de sua conexão com os ciclos da Terra. Ando até lá e coloco as flores silvestres que colhi no altar, junto com as oferendas dos outros participantes. O altar de mármore envelhecido é encimado por um labrys, ou machado de duas cabeças, símbolo do grupo politeísta Labrys, que acolhe o ritual de hoje. Braseiros de incenso perfumado de livani (olíbano) decoram o espaço e, quando começam as invocações a Dionísio, o grande braseiro queima videiras secas, planta sagrada ao deus da Folia e do Êxtase.

Mas o verdadeiro ritual extático ainda está por vir na lua nova. Em vez disso, estamos reunidos no dia 18 de fevereiro para celebrar o terceiro e último dia da Anthestiria. Ao mesmo tempo um mês no calendário ateniense e um ciclo de feriados dedicado a Dionísio, é uma preparação gradual para a primavera, uma forma de dar as boas-vindas à primavera em sua própria chegada lenta. Este dia é conhecido como Chytroi e celebra as memórias dos falecidos com a chegada da primavera. Pode parecer incomum para os politeístas ocidentais, pagãos, bruxos e praticantes espirituais celebrar os mortos nesta época de nova vida, mas essa era exatamente a conexão que os antigos viam. Porque tanta vida estava surgindo nesta época – a primavera está em pleno andamento aqui na Grécia – acreditava-se que era um festival onde os mortos caminhavam entre os vivos. Para homenageá-los, convocamos Hermes Ctônico, um psicopompo (guia) do Submundo, bem como Perséfone, Rainha do Submundo, em conjunto com Dionísio.

Chytroi significa 'os Potes', referindo-se ao prato de luto oferecido como oferenda. Este prato é muito semelhante ao prato de luto ainda feito nas igrejas ortodoxas gregas em memória dos mortos, chamado coliva . Inclui romãs, símbolo do ciclo de vida e morte, cevada e salsa, entre outras coisas (geralmente nozes). Também era oferecido leite, como símbolo de vida; e uma romã foi esmagada ritualmente. Todas as ofertas foram enterradas como composto. Também servimos vinho aos nossos falecidos e escrevemos seus nomes para serem queimados no braseiro com o incenso.

Avançando para a lua nova: 9 de março de 2024. Agora é a hora da liberação extática e catártica que é o Desfile de Falliforia. Os mortos foram homenageados – a primavera foi convidada – e só resta uma coisa a fazer. Este é um desfile para homenagear Dionísio através da loucura ritual. No ano passado, participei timidamente neste festival, olhando mais para o significado histórico e as implicações espirituais do renascimento deste festival nos tempos modernos . Mas este ano, comprometi-me totalmente com o êxtase e a excitação.

Esta é uma procissão para invocar Dionísio para participar da folia. Enquanto nos tempos antigos esta celebração era um evento catártico, orgíaco, que durava a noite toda, a nossa era, em vez disso, um desfile espetacular convidando todos a participar. Desde turistas desavisados que deixaram suas mesas de jantar para se juntar a nós enquanto passávamos, até devotos que fizeram suas próprias máscaras e fantasias (como eu), nos reunimos em uma bela procissão de 400 pessoas. Apresentados novamente por Labrys, um grupo politeísta helênico inclusivo, iniciamos a procissão de 3 horas na base da Acrópole. Começou com uma bênção liderada por Christos Pandion Pannopoulos, o líder de Labrys, servindo vinho diante da efígie de Dionísio e convidando-o a juntar-se a nós na nossa procissão. Ele veio prontamente: fiquei impressionado com sua presença e só senti seu fortalecimento à medida que o festival avançava.

Vestidos como mênades e sátiros – os seguidores femininos e masculinos de Dionísio – caminhamos pelas partes mais antigas da cidade seguindo um falo vermelho brilhante de 1,80 metro de altura e 60 centímetros de largura. Carregado verticalmente por quatro devotos e seguido de perto por uma efígie de Dionísio de 3 metros carregada por outro, dá a impressão de um… Dionísio fértil liderando a multidão. Muitos de nós carregamos imitações do cajado do tirso de Dionísio, um longo bastão com uma pinha amarrada no topo, representando a fertilidade, e vinhas e tênias (fitas sagradas, geralmente vermelhas) decorando seu comprimento.

Gritamos, gritamos e cantamos, os gritos agudos e animalescos soando como sirenes ao longo das batidas dos tambores, alalala. Os cantos que pronunciamos são conhecidos como invocações de Baco: “eví, evá, Io Bacchus!” Alguns podem ver uma semelhança na invocação “Io, Pan”, popular no paganismo ocidental, e isso não é um erro: Pan e Dionísio estão profundamente conectados como deuses da floresta, e em diferentes fontes mitológicas há implicações de que Dionísio é um posterior, Visão helênica do deus popular mais antigo, Pã.

Paramos diversas vezes para homenagear o falo através de canções e danças sagradas. As canções cantadas eram contos obscenos e lascivos, tradicionalmente apresentados em celebrações folclóricas. Essas canções muitas vezes também trazem uma mensagem radical contra a opressão política, como aquela que foi cantada sobre um homem pedindo para não ser enterrado no cemitério de uma igreja, mas em vez disso ser enterrado na encruzilhada com seu falo ereto saindo do chão como um poste de amarração para o rei e um... assento... para a rainha. Outra fala sobre as atividades orgíacas envolvendo três freiras que passavam. E outra canção folclórica (mais suave) incentiva os participantes a beber e a passar o cálice de vinho uns aos outros.

A dança é uma oferenda, uma oração, um ato sagrado incluído na maioria dos rituais antigos. Quando parávamos, muitas vezes em frente a um templo antigo, os portadores do falo colocavam-no na vertical, e depois dançávamos a antiga e sagrada dança da fertilidade em torno do falo ereto. O desfile também terminou, bem em frente à Acrópole, no sopé do morro, com uma dança extasiante de 30 minutos.

O êxtase, a liberdade, a excitação e a pura libertação são difíceis de expressar em palavras. Como um espectro movendo-se no meio da multidão, a energia de Dionísio era palpável: uma alegria pura e não adulterada que inspirava até os participantes mais quietos e reservados a torcer e gritar conosco. Espalhando sua energia estridente, parecia a energia mais pura do masculino divino. Sua presença não era o que alguns poderiam esperar. Ele é seguro e convidativo, com prazer e auto-expressão na vanguarda da sua mensagem para nós. Dançar continuamente em um desfile com centenas de pessoas durante 3 horas parece exaustivo para mim em um dia normal: mas neste dia foi uma experiência extracorpórea e puramente feliz. Enquanto aguardamos a chegada oficial da Primavera com o regresso de Perséfone do Submundo no Equinócio da próxima semana, é seguro dizer: a energia da fertilidade está no ar, e a Primavera está certamente a caminho.

Fonte: https://wildhunt.org/2024/03/hellenic-polytheists-celebrate-dionysus-and-the-coming-of-spring.html
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: