terça-feira, 26 de março de 2024

Evidências da religião dos filisteus

JERUSALÉM – Uma equipa de investigadores da Universidade Bar-Ilan de Israel anunciou a descoberta de vestígios botânicos e pistas arqueológicas num templo com 3.000 anos situado no centro de Israel. Estas descobertas são cruciais para desvendar os mistérios que cercam o antigo povo do sul de Canaã, comumente chamados de filisteus. Os pesquisadores afirmaram que as evidências sugerem um culto à Deusa Mãe, bem como o uso de medicamentos vegetais que incluíam substâncias psicoativas.

A pesquisa publicada recentemente no Scientific Reports descreve a escavação de dois templos sucessivos em Tell eṣ-Ṣâfī/Gath, Tel Tsafit, um sítio arqueológico localizado no centro de Israel. É identificada como o maior assentamento filisteu conhecido e é reconhecida como a antiga cidade de Gate. O local tem sido particularmente interessante para arqueólogos e historiadores devido à sua associação com os filisteus, um povo antigo mencionado em relatos bíblicos e conhecido pelas suas interações e conflitos com os israelitas. Gate é mencionada na Bíblia como a casa de Golias, “um campeão do acampamento dos filisteus, cuja altura era de seis côvados e um palmo” (Samuel 17:4), e notoriamente derrubado por David.

O site já forneceu informações valiosas sobre a cultura material, a vida cotidiana e as práticas religiosas dos filisteus durante a Idade do Ferro. As descobertas em Tell eṣ-Ṣâfī incluíram artefatos, estruturas e vestígios que contribuem para a nossa compreensão da história antiga e da dinâmica da região. O local é significativo não apenas pelas suas associações históricas e bíblicas, mas também pelas informações que fornece sobre o contexto cultural mais amplo do antigo Oriente Próximo.

Na presente investigação, os arqueólogos pretenderam melhorar a nossa compreensão destas comunidades antigas. Eles dependiam, em parte, de sementes carbonizadas e frutas recuperadas dos restos de um antigo templo em Gate, cobrindo dois períodos consecutivos de seu uso entre os séculos IX e X a.C. A antiga cidade de Gath/Tell eṣ-Ṣâfī está localizada a meio caminho entre Jerusalém e a moderna cidade de Ashkelon, na costa do Mediterrâneo.

O foco nas plantas ajudou os pesquisadores a descrever não apenas seu possível uso, mas também como o local se conectava com as culturas das regiões. Os pesquisadores escrevem que “as plantas em contextos rituais esclarecem a sazonalidade dos ritos, o papel da agricultura, as atividades médicas/psicoativas e a origem geográfica das oferendas”.

Os pesquisadores notaram que o site relaciona muitos aspectos da prática ritual e como os filisteus poderiam explorar poderes elementais. Algumas plantas parecem ser usadas para incenso, outras como inseticidas e ainda outras para medicina e magia.

“A água doce, a agricultura e o nascimento, morte e renascimento cíclicos de uma planta são reconhecidos e venerados como transformadores, e até mágicos, nos mitos mais antigos, como o épico de Gilgamesh, o conto de Aqhat e a adoração de divindades como como Tamuz, Istar e Baal.”

Os investigadores também observaram que “estas plantas mediterrânicas generalizadas eram conhecidas até agora apenas em cultos posteriores”, escrevem os autores do novo estudo, que ligam a “primeiras divindades gregas, como Hera, Ártemis, Deméter e Asclépios”. As plantas também parecem destacar conexões interculturais nas tradições e práticas regionais.

A equipe de pesquisa destacou a árvore casta como exemplo. Embora a árvore casta seja difundida em todo o Mediterrâneo, o seu uso simbólico é limitado à Grécia antiga. A planta está associada aos cultos em Esparta (Ártemis e Asclépios), aos ritos de Thesmophoria, bem como ao culto de Hera em Samos.

A equipe arqueológica também encontrou evidências do uso de plantas psicoativas como parte dos rituais realizados em Gath/Tell eṣ-Ṣâfī. Uma planta, o joio venenoso (comumente chamado de azevém), é uma fonte natural de ergot, um fungo que “contém um alcalóide do tipo LSD, conhecido por ser alucinógeno, usado por parteiras e como ingrediente fortificante na fabricação de cerveja”.

Ergot é conhecido em outros contextos relacionados aos julgamentos de bruxas mais recentes de 1600. Alguns historiadores acreditam que uma infestação de cravagem em Massachusetts causou atividades estranhas entre algumas mulheres em 1691 e acabou levando à caça às bruxas em Salem. Os toxicologistas agora sabem que o envenenamento por ergotamina pode causar convulsões, espasmos, alucinações, sensações de arrepio na pele e comportamentos erráticos.

Os pesquisadores observaram que o “uso da cravagem em contextos de culto como psicoativo é mencionado em relação aos mistérios gregos de Elêusis, associados aos cultos da agricultura”. Eles acrescentaram: “É plausível que a prática ritual do templo incluísse o uso de adições medicinais e que melhoram o humor aos alimentos regulares”. A presença de cálices rituais sugere o uso dessas substâncias dessa forma.

O que parece claro é que o local tinha uso ritual relacionado com a estação e as oferendas, ao mesmo tempo que era um local de cura e conexão com deusas-mães em toda a região. As descobertas também parecem mostrar que as práticas de utilização destas plantas eram mais antigas do que a sua presença em cultos posteriores das primeiras divindades gregas, como Hera, Ártemis, Deméter e Asclépios.

“Essas divindades femininas estão de acordo com a ampla ocorrência de estatuetas femininas em contextos filisteus”, escreveram os pesquisadores, acrescentando que a descoberta de estatuetas em Gath/Tell eṣ-Ṣâfī “conecta os filisteus com cultos generalizados da Grande Deusa Mãe Egeu ou Micênica”.

Os investigadores sublinharam que a religião filisteu dependia claramente da “magia e do poder da natureza, como a água doce e a sazonalidade, que influenciam a vida, a saúde e a atividade humana”.

Fonte: https://wildhunt.org/2024/03/researchers-shed-light-on-philistine-religion-and-mother-goddess-cult-practices.html
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: