quinta-feira, 21 de março de 2024

Globo é Bolsonaro de sapatênis

Embora visualmente sejam muito diferentes, a Globo e Bolsonaro têm em comum pontos vitais em relação à economia, aos direitos trabalhistas e ao espectro políticos. As diferenças são mais de comportamento, mais superficiais que de fundo. A tal ponto que não é absurdo afirmar que a Globo é Bolsonaro de sapatênis.

Vamos lá:

Ambos são a favor do livre mercado, da independência do Banco Central, das privatizações de todas as empresas.

Ambos são contra a presença do estado na economia; contra os governos de esquerda em qualquer país.


Acham que a legislação trabalhista atrapalha o empresário.

Ambos são americanófilos e defensores intransigentes do estado de Israel, mesmo diante dos crimes cometidos agora em Gaza.

Ambos andaram de braços dados com a ditadura civil-militar de 1964.

Ambos acham que o agro é pop, o agro é tudo.

Ambos têm dupla moral. Quanto a Bolsonaro, nem é preciso dar exemplos, tantos que são. Mas a Globo não. A Globo, por exemplo, sempre criticou e ainda critica os banqueiros do bicho. Não apenas como contraventores envolvidos em outros crimes mais graves, mas por serem vindos de outra classe social.

Sendo assim, como justificar então a venda do triplex da Avenida Atlântica, em Copacabana, que pertencia a Roberto Marinho ao bicheiro e presidente da Beija-Flor Anísio Abraão David?

Como separar o dinheiro sujo de sangue dos homicídios (também denunciados em editorial por O Globo) do usado para comprar o triplex do fundador da Rede Globo?

Outro caso aconteceu em outubro de 2010, quando da assinatura de um convênio entre o governo do estado do Rio e a Fundação Roberto Marinho para a criação do Museu do Amanhã.

A Fundação entrou com o bolso e o governador da época, Sergio Cabral, com R$ 24 milhões, verba que deveria ser usada para prevenção de enchentes, desviada do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), da Secretaria do Ambiente, para o Museu.

O dinheiro não foi usado pela Secretaria do Ambiente e dois meses depois, no início de janeiro de 2011, ocorreu a Tragédia da Região Serrana, segundo o Portal G1 (da própria Globo), "maior tragédia climática da história do país. Segundo a Polícia Civil, 470 corpos já foram identificados pelo IML, num total de 511 mortos".

Por último, outro denominador comum: ambos são contra Lula e o PT. 

Embora a Globo faça oposição a Bolsonaro, sua oposição é ao político, não a grande parte de suas ideias.

Fonte: https://revistaforum.com.br/opiniao/2024/3/2/globo-bolsonaro-de-sapatnis-tantas-as-semelhanas-entre-os-dois-155007.html

Nota: o autor não explica o motivo do uso do termo sapatênis. Esse termo é muito utilizado para identificar uma determinada classe social, mas acaba sendo um preconceito. Torna-se tão absurdo quanto falar em esquerda caviar.

Nenhum comentário: