A biblioteca consolida o projeto político- cultural da comunidade religiosa, que atua na luta contra o racismo religioso na capital mato-grossense há 14 anos. Para o babalorixá João Bosco Ty Sangó, a inauguração é um marco não só para as religiões de matriz africana. Isso porque o espaço possibilitará o acesso a leituras sobre as lutas e conquistas da população negra para toda a sociedade.
"Desde a fundação do ilè em 2010, buscamos não sermos apenas um espaço de culto aos Orixás. Por meio da Associação Cultural Ébano Brasil, braço civil do nosso ilè, fomentamos debates sobre a importância do povo preto na formação social, cultural, econômica e religiosa da nação brasileira", afirmou o babalorixá.
"Em rodas de conversa, debates e projetos buscamos a compreensibilidade e importância de uma educação antirracista e decolonial. Compreendemos que o território de um ilè asè deve ter essa função. Para além do contexto religioso, também deve ser um espaço de aquilombamento e debates que visem a formação de mentalidades críticas e engajadas em ações antirracistas", completou.
A biblioteca homenageia a ativista cuiabana Adalgiza Lima, que fomentou importantes mobilizações por meio do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) e no Movimento de Inteligência Negra. Engajada, incentivou que os filhos - dentre eles o babalorixá alcançassem a autonomia e lutassem por uma sociedade mais justa por meio da educação.
Com a inauguração do espaço, as pessoas interessadas no acervo poderão acessar a biblioteca de forma gratuita de segundas- feiras as sextas-feiras das 19h30 às 21h30, enquanto que aos sábados o funcionamento se dará das 7h às 13h.
Fonte: https://www.folhamax.com/cultura/casa-de-candomble-inaugura-biblioteca-em-mt/430807
Nenhum comentário:
Postar um comentário