segunda-feira, 15 de agosto de 2022

O Protestantismo

Se juntar os representantes das vertentes do Cristianismo, se for perguntado quem é o herege, cada qual irá apontar para as outras e, se for perguntado quem é verdadeiro cristão, cada qual irá apontar para si mesma.

(Dois mil anos de confusão)


Eu vou retomar a história das heresias. Eu não estaria sendo justo se não falasse do Protestantismo. O eventual e dileto leitor que aqui passa pode muito bem ser membro de alguma "igreja evangélica", então não fique ofendido. Da mesma forma que tem inúmeras páginas evangélicas com críticas ao Catolicismo, tem inúmeras páginas católicas com críticas ao Protestantismo. Eu vou apenas relatar como o Protestantismo é uma heresia.


Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.


A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:


1. Sola fide (somente a fé)


2. Sola scriptura (somente a Escritura)


3. Solus Christus (somente Cristo)


4. Sola gratia (somente a graça)


5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)


(https://historiadomundo.com.br/amp/idade-moderna/reforma-protestante.htm)


Eu insto o leitor a ler meu texto falando do Catolicismo como heresia. Se nem os cristãos conseguem concordar, como esperam nos convencer? Chega a ser hilário, a referência que usam é o texto sagrado, ora, se eles usam a mesma referência para se refutarem mutuamente, isso anula a confiabilidade do texto sagrado.(Dois mil anos de confusão).


Exemplo: para criticar o conceito de "sola fide", citam textos sagrados que falam que sem obras, a fé é morta. Basta uma consulta ao Skeptic Annotated Bible (https://skepticsannotatedbible.com/contra/faithalone.html) para ver que o mesmo texto sagrado é contraditório nessa questão.

Não há base nem consistência alguma na alegação da primazia do Papa e da Igreja.

Também é heresia:

A devoção à Maria e a Mariologia.

Toda a estrutura da liturgia.

O dogma do Purgatório e do Limbo.

O ofício da indulgência.

A Transubstanciação.

O dogma da Trindade.

A hóstia.

O dogma da esmola.

A devoção aos santos.

A devoção às relíquias.

O dogma do celibato.

A oração aos mortos.

O dogma da confissão.

O batismo de recém nascidos.

A catequese compulsória dos jovens.

(O Catolicismo)

Nessa disputa pela "verdade", cobiçando os milhares de cristãos, Católicos e Protestantes matam uns aos outros. Foi assim que a Noite de São Bartolomeu aconteceu. Então o Cristianismo não é uma religião de paz e amor. Mas de ódio, violência e guerra.

Apostasia Já.

Nenhum comentário: