"[Na série,] a gente queria mostrar que havia muitas possibilidades, que não foi um protesto de direita ou de esquerda, mas que tinha uma variedade", dise Angela Alonso ao jornal Folha de S. Paulo. "[No filme,] a gente quis documentar [com mais ênfase] uma das linhas que estavam em junho e que foi a bem-sucedida, a que vingou nessa configuração política [atual]", completou.
O documentário revela, ainda, que muitos dos grupos de direita em atuação no país nasceram ou cresceram vinculados aos protestos de junho de 2013, além de coletivos de esquerda.
“Mesclando depoimentos e imagens, o documentário acompanha a pressão crescente sobre Dilma e a insatisfação acumulada que deságua nas grandes manifestações pelo impeachment dali a dois anos, orquestradas por grupos que não existiriam sem a incubadora de 2013”, ressalta a reportagem.
Para Markun, “essa disputa, de certa maneira, ainda não acabou". "Tem muito de junho de 2013 na atual disputa eleitoral”, destacou.
Fonte: https://www.brasil247.com/cultura/documentario-revela-conexoes-entre-protestos-de-junho-de-2013-e-a-ascensao-do-bolsonarismo-no-brasil?amp
Nota: na época dos fatos, eu havia previsto que aquilo era um sinal da ascensão da extrema direita. Eu fui chamado de radical e exagerado. Muitos amigos me criticaram e abandonaram. Mais uma vez, eu estava certo. Pedidos de desculpas serão aceitos se vierem acompanhados de uma garrafa de uísque.😏
Nenhum comentário:
Postar um comentário