quinta-feira, 4 de agosto de 2022

O Catolicismo

O fato mais embaraçoso é que o Cristianismo foi, originalmente, uma seita, uma heresia, surgido no conturbado cenário de Judá, na época de Herodes Antipas, região dividida em diversos grupos religiosos.

Se juntar os representantes das vertentes do Cristianismo, se for perguntado quem é o herege, cada qual irá apontar para as outras e, se for perguntado quem é verdadeiro cristão, cada qual irá apontar para si mesma.

(Dois mil anos de confusão)

Eu sei que esta postagem irá suscitar reações, afinal, a maioria dos brasileiros pertencem ao Catolicismo. Mas, na verdade, também é uma heresia. A única diferença é que esta vertente tem mais poder político, econômico e social.

Para facilitar minha pesquisa, eu consultei páginas evangélicas que apontam para características no Catolicismo que podem ser apontadas como heresias. Evidente, eu discordo das doutrinas e o mais hilário é que a mesma base usada para criticar o Catolicismo pode ser usada para refutar o Cristianismo como um todo.

Eu irei citar alguns trechos de um artigo que eu encontrei.

Heresia deriva da palavra grega háiresis e significa: “esco­lha”, “seleção”, “preferência”. Daí surgiu a palavra seita, por efei­to de semântica.

Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião.

Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:

1. A Bíblia Sagrada

2. A Pessoa de Deus

3. A queda do homem e o pecado

4. A Pessoa e a obra de Cristo

5. A salvação

6. O porvir

Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.

Até há bem pouco tempo, os melhores livros escritos sobre seitas e heresias não incluíam a Igreja Católica Romana no seu esquema de estudos, talvez devido ao fato de grande parte deles terem sido escritos em países onde essa igreja não exercia suficiente influência para ser notada como tal. Não é esse o caso do Brasil, onde a grande maioria dos membros de nossas igrejas, teoricamente, veio do catolicismo romano, já que essa igreja é ma­joritária (pelo menos nominalmente) em nossa pátria desde o seu descobrimento, em 1500.

Fonte: https://seminarioteologia.wordpress.com/2013/07/31/catolicismo-romano-e-uma-seita-heretica/

O autor segue com a exposição de certos dogmas da ICAR que são heresias. Como eu conheço a história e os dogmas, eu vou listar essas heresias.

A hierarquia do clero, encabeçada pelo Papa.
A devoção à Maria e a Mariologia.
Toda a estrutura da liturgia.
O dogma do Purgatório e do Limbo.
O ofício da indulgência.
A Transubstanciação.
O dogma da Trindade.
A hóstia.
O dogma da esmola.
A devoção aos santos.
A devoção às relíquias.
O dogma do celibato.
A oração aos mortos.
O dogma da confissão.
O batismo de recém nascidos.
A catequese compulsória dos jovens.

Quando (e se) os cristãos entrarem em acordo e resolverem as incoerências internas no mito de Cristo, talvez consigam alguma consideração.
Eu escolhi publicar este texto no dia do meu aniversário em "homenagem" aos quatro anos perdidos convivendo com minha avó ultra católica.

Nenhum comentário: