domingo, 7 de agosto de 2022

A bruxa montada na vassoura

Autor: Mark Brophy.

O que vem à mente quando você pensa em uma bruxa? Para a maioria das pessoas, a primeira imagem que vem à mente é a de uma bruxa voando pelo céu noturno em uma vassoura. Já se perguntou por que as bruxas foram retratadas montando vassouras ao longo da história? Bem, a razão é um choque!

Enquanto a imagem de uma bruxa voando em uma vassoura pode ser a representação mais comum, a imagem de uma bruxa em pé sobre um caldeirão borbulhante enquanto prepara uma poção também é icônica. Há uma excelente razão para isso. Veja bem, o uso de alucinógenos poderosos era muito popular nessa época, e isso está intimamente relacionado à razão pela qual as bruxas eram retratadas voando em vassouras.

Durante o período em que a caça às bruxas aumentou em popularidade na Europa, as dietas das pessoas incluíam grandes quantidades de pão. Na época, o pão era feito principalmente de centeio, comumente infectado com uma doença conhecida como ergot , causada pelo fungo Claviceps Purpurea. Como resultado, muitas pessoas consumiram ergot sem saber, pensando que era parte da planta.

Ergot tem propriedades alucinógenas , dando a quem o consumiu um efeito semelhante ao do LSD . Sem surpresa, muitas pessoas gostaram desse efeito e começaram a experimentá-lo, bem como outras plantas que produziram resultados semelhantes. Isso incluiu meimendro, mandrágora, beladona e figueira brava. Johann Weyer, um médico e ocultista holandês, nomeou todos esses ingredientes como “pomada voadora” das bruxas em seu trabalho de 1563 Praestigiis Daemonum.

Houve, no entanto, alguns efeitos colaterais desagradáveis para esses alucinógenos . Quando ingeridos, causavam erupções cutâneas, náuseas, vômitos ou até a morte. Implacáveis, algumas pessoas criativas rapidamente perceberam que havia outras maneiras de apreciar a bebida das bruxas além da ingestão que lhes permitia evitar esses efeitos colaterais. Isso foi absorvendo a droga através da pele.

A melhor maneira de fazer isso era através das delicadas membranas mucosas sob as axilas ou, para as mulheres, os genitais. “Mas o vulgo acredita, e as bruxas confessam, que em certos dias ou noites ungem um cajado e montam nele até o local designado ou untam-se debaixo dos braços e em outros lugares peludos”, explicou o teólogo do século XV Jordanes de Bergamo.

Um médico do século 16, Andrés de Laguna, também estudou as poções. Em uma ocasião ele pegou uma dessas poções da casa de uma mulher acusada de ser bruxa e testou em outra mulher. De acordo com de Laguna, a mulher então “caiu em um sono tão profundo que pensei que nunca seria capaz de acordá-la”. Felizmente, depois de 36 horas, ele finalmente conseguiu.

A mulher estava incrivelmente chateada por ter sido acordada. “Por que você me acordou, maldade para você, em um momento tão desfavorável? Por que eu estava cercada por todas as delícias do mundo”, ela teria dito. Isso levou Laguna à seguinte conclusão:

“De tudo isso, podemos inferir que tudo o que essas bruxas miseráveis ​​fazem e dizem é causado por poções e unguentos que corrompem tanto sua memória e imaginação que criam suas próprias desgraças, pois acreditam firmemente quando acordam em tudo o que sonharam enquanto dormiam.”

Para qualquer mulher que desejasse usar esses medicamentos , havia uma maneira óbvia e conveniente de aplicar essas pomadas. Pegue sua vassoura prontamente disponível e mergulhe-a na poção e depois monte ou monte na vassoura. Segundo relatos, como as drogas começaram a fazer efeito rapidamente, andar de vassoura ficou ainda mais divertido. Uma citação da investigação de 1324 da bruxa acusada Alice Kyteler apóia esta teoria: “Ao vasculhar o armário da senhora, eles encontraram um cachimbo de unguento, com o qual ela untou um cajado, sobre o qual ela caminhou e galopou por todos os lados”.

De acordo com Johann Weyer, quando esta pomada voadora foi aplicada nas áreas genitais, produziu “uma sensação de subir no ar e voar”. Uma vez que as bruxas estavam sob a influência do Diabo , a maioria das pessoas chegou à conclusão de que as bruxas estavam voando em vassouras para se encontrarem para a adoração do Diabo no sabá.

Apoiando essa ideia está o trabalho mais moderno do escritor e fotógrafo alemão Gustav Schenk. “Eu experimentei uma sensação inebriante de voar”, descreveu Schenk em 1966 ao escrever sobre sua experiência tomando meimendro. “Eu subi onde minhas alucinações… estavam girando.” Dada essa evidência, não é surpreendente que as bruxas fossem retratadas dessa maneira.

Dadas as suspeitas do público, as bruxas logo confessaram andar em vassouras sob algumas circunstâncias bastante duvidosas. Em 1453, Guillaume Edelin tornou-se o primeiro a confessar, sob tortura, a prática de voar em vassouras, bem como observar sua “mãe idosa montada em uma vassoura e arrancando a chaminé e saindo de casa”. Edelin era um padre que havia criticado publicamente o aviso da igreja sobre feitiçaria . Pouco depois, ele foi preso e julgado por feitiçaria.

De acordo com Dean Miller, escrevendo em Witches and Witchcraft , uma bruxa conhecida como Antoine Rose, a Bruxa de Savoy, confessou sob tortura que “o Diabo, cujo nome era Robinet, era um homem sombrio que falava com voz rouca. Beijando o pé de Robinet em homenagem, ela renunciou a Deus e à fé cristã. Ele colocou sua marca nela, no dedo mindinho de sua mão esquerda, e deu-lhe uma vara de 18 polegadas de comprimento e um pote de pomada. Ela passava a pomada no bastão, colocava entre as pernas e dizia 'Vá, em nome do Diabo, vá!'”

Embora essas confissões pareçam apoiar a teoria de que as mulheres aplicaram essa pomada voadora usando vassouras, as pessoas que confessaram o fizeram sob circunstâncias incrivelmente brutais. O interrogatório e tortura daqueles suspeitos de serem bruxas foi incrivelmente cruel. Além disso, os escritos de médicos e teólogos como Weyer, de Bergamo e de Laguna eram incrivelmente tendenciosos com noções pré-concebidas de como era uma bruxa.

Essas coisas tornam bastante difícil determinar exatamente o quão difundida essa prática era. No entanto, esses relatos ainda são de onde veio a imagem de uma bruxa voando em uma vassoura e por que ela perdura até hoje. Se o mito veio ou não da realidade ou das mentes criativas e paranoicas do público religioso não está claro.

Fonte: https://www.ancient-origins.net/history-ancient-traditions/witches-broomstick-0016883
Traduzido com Google Tradutor.
Nota: muito pagão e bruxo moderno vai ficar escandalizado e chocado ao saber dessa associação erótica/pornográfica da vassoura. Negar ou omitir que o Caminho Antigo é um culto de fecundidade e fertilidade nos torna equivalentes ao Puritanismo histérico, recalcado e frustrado do Cristianismo.

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