quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O lado B da espiritualidade

Resumo rápido: a maioria daquilo que conhecemos por "magia" vem de livros chamados Grimórios, literatura do século XVIII, coletânea de textos que, sendo muito otimista, provém dos textos neoplatônicos.
Coisas de quem vive na Era Contemporânea e que tem que lidar com aquilo que é oriundo da Era Moderna. Absolutamente [ou quase] tudo aquilo que sabemos é um produto da cultura massificada.
(Todos nós somos Hip)

Eu acho que comecei a ter interesse por tudo aquilo que era considerado proibido (e perigoso) na espiritualidade quando eu encontrei um livro chamado O Livro do Touro Negro, algo parecido (se não for cópia) do Livro de São Cipriano, algo que eu li na mesma época em que eu li As Chaves (ou Clavículas) de Salomão.
Existe até um grimório atribuído ao Papa Honório e outro ao papa Leão. Dois padres, Jean Baptiste Girard e Urban Grandier, se envolveram em casos de magia, mas foi Etienne Guibourg que levou a fama de ter realizado uma Missa Negra com a Marquesa de Montespan.
Então eu fiquei decepcionado com o livro de Voltaire chamado A História de Jinn. Ele dá a entender que o ateu é descontrolado, libertino e imoral. Ora, o que não faltam são exemplos de padres e pastores que não são exatamente exemplos de vida virtuosa.
Voltaire deveria ter lido os livros de cônego Ficaire e do doutor Partire. Embora seja negado, eles são parentes e, tal como Isaac Newton, tinham um pezinho no ocultismo.
Isso foi mais ou menos depois que Alan Kardek lançou o Livro dos Espíritos, homens da Igreja e da Ciência estavam peculiarmente interessados em obter evidências desse outro mundo que nós só vamos conhecer depois que desencarnarmos.
Ficaire estava cansado de tentar defender a Bíblia, ele mesmo sabia que se tratava de caso perdido, o livro sagrado dos Cristãos não tinha qualquer autenticidade comprovada.
Partire estava estressado com colegas seus alegando que tinham conseguido coletar evidências do mundo espiritual, mas rapidamente eram desmascarados.
A espectativa era de que os livros que lidavam com - digamos - o outro lado fossem mais efetivos (ou confiáveis), mas eram igualmente produto de uma fraude.

Eu fiz postagens sobre os momentos embaraçosos da história da Wicca e eu fiz postagens sobre a história da heresia no Cristianismo. Isso está longe de acabar. Eu (por enquanto) vou deixar de lado o Hare Krishna e o Seixo No Ie. Eu vou fazer postagens sobre pessoas que podem ser consideradas celebridades no mundo da magia.

Nenhum comentário: