quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Clube do Bolinha

Eu não estou falando do programa de auditório homônimo que foi transmitido entre 1974 e 1994, programa que, provavelmente, era o que mais concorria com o Chacrinha. Eu me refiro a um clube que, paradoxalmente, faz parte dos quadrinhos da Luluzinha, criado por volta de 1935, aportando no Brasil por volta de 1955.
Esse clube era formado exclusivamente por meninos cujo lema era "menina não entra". Nós estamos em 2022, mas ainda vivemos em um mundo dominado por diversos "clubes do Bolinha".
Pobre Luluzinha, seria tachada de feminista ou petista. E isso é xingamento para quem é de direita.
Então eu não estranho essa notícia:

...o estudo revela que os partidos da direita são os que têm a maior parte de candidatos brancos (50,4%) e a menor concentração de negros, com 48% na soma de pardos e pretos, ao contrário da esquerda, cujos percentuais são, respectivamente, 44,1% e 54%.
Na questão de gênero, novamente, a direita é quem traz o pior índice de representatividade, com 20% de candidatas ao Senado. Na disputa ao cargo do governo do Estado, a direita tem apenas 5 mulheres, contra 83 homens pleiteando o cargo.
(https://www.viomundo.com.br/politica/partidos-de-centro-e-direita-tem-menor-diversidade-racial-e-de-genero-revela-estudo-sobre-perfil-das-candidaturas.html)

O tipo de candidato de direita é um espelho social, pois reflete a população privilegiada - homem, branco, heterossexual e cristão. Evidente que partidos de direita vão focar em defender e manter o privilégio de poucos, mesmo diante da crise humanitária que a sociedade capitalista ocidental se tornou. A economia brasileira adota o neoliberalismo catastrófico exatamente porque a elite é formada pelo mesmo tipo de gente. Mesmo que eu falasse do estereótipo, pejorativamente chamado de "Faria Limer", um estudo histórico, social e político é necessário para entender por que esse grupo social (apesar de ser minoria) faz parte e se tornou a elite.
Esse grupo é o cerne do conservadorismo e do fundamentalismo cristão. Amiúde seus discursos orbitam sobre racismo, xenofobia, homofobia e misoginia. Praticamente os mesmos que apoiam o Fascismo e o Nazismo. Eles são os autores da Escola Sem Partido e das Teorias de Conspiração como a Agenda Gay e a Ideologia de Gênero.
O dever da humanidade consiste em lutar e realizar uma sociedade mais justa e inclusiva. Com a ajuda de nossos ancestrais e Deuses Antigos.
Assim seja, assim é, assim será.

Nenhum comentário: