Primeiro termo a aparecer após a expansão da sigla “LGBT”, “queer” é um conceito amplo da comunidade LGBTQIAPN+. Os estudos sobre o termo sugerem diferentes definições que juntas englobam um conceito geral sobre o que significa ser “queer” dentro de uma sociedade que impõem normas heterossexuais e cisgênero.
Termo criado nos Estados Unidos primeiramente para servir de xingamento e ofensa, “queer” foi ressignificado pela comunidade LGBTQIAPN+ nas décadas de 1980 e 1990 e passou a ter um novo conceito. Literalmente, “queer” significa “estranho, esquisito, peculiar excêntrico; de caráter questionável, suspeito”, segundo o Dicionário de Oxford, e era usado de forma pejorativa para se referir a pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
No entanto, a partir da década de 1980, ativistas tomaram a palavra para si e passaram a mudar seu significado. Alguns começaram a se autodefinir como “queer” como forma de protesto aos ataques preconceituosos contra a comunidade.
A partir da sua ressignificação, o termo “queer” passou a se referir àquelas pessoas que não se encaixam nos padrões heterossexuais e cisgênero da sociedade, e que defendem que identidade de gênero são construções sociais. “Queer”, portanto, é um termo guarda-chuva para se referir a pessoas que não se enquadram nas normas de gênero da sociedade.
A pesquisadora norte-americana sobre gênero e teoria queer, Eve Sedgwick, afirma que o termo é uma “malha aberta de possibilidades”. Judith Butler, filósofa norte-americana, também propõe uma definição parecida, defendendo que “queer” não é uma identidade fixa, mas fruto de um processo contínuo.
“Queer”, portanto, pode ser entendido como um termo que propõe a ruptura com tudo aquilo que é norma. Pessoas que se identificam como “queer” são aquelas que não se encaixam nos padrões de heterocisnormatividade impostos e buscam questioná-los e ressignificá-los. O termo pode se referir tanto a pessoas gays, lésbicas, bissexuais, trans, não-binárias como para outras identidades. Desse modo, o uso do termo “queer” é também uma forma de protesto político ao reafirmar uma existência para além dos padrões sociais.
Fonte: https://revistaforum.com.br/lgbtqiap/o-que-e-queer-entenda-significado-historia-e-uso-politico-do-termo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário