Conversa com o Gemini:
https://revistaforum.com.br/politica/a-reclamacao-inacreditavel-de-janaina-paschoal-sobre-a-vitoria-de-wagner-moura/
A louca do impeachment da Dilma.
Tentando o Oscar de melhor atriz canastrona.
Escreva um texto humorado e sarcástico.
Ah, o espetáculo não para! Justo quando achávamos que o roteiro da política brasileira já tinha esgotado todas as reviravoltas de realismo fantástico, surge nossa eterna "jurista do povo" para nos lembrar que o verdadeiro Oscar de Melhor Atuação em Surto Coletivo ainda pertence a ela.
Wagner Moura ganha o Globo de Ouro. O Brasil celebra, o Itamaraty se orgulha, o cinema nacional respira aliviado... mas Janaína Paschoal? Ela olha para a estatueta dourada e enxerga o quê? Um passaporte para Teerã!
É de uma criatividade narrativa invejável. A lógica é cristalina (dentro de uma garrafa de gim, talvez): se o governo parabeniza o "Capitão Nascimento" por um filme sobre a ditadura brasileira, isso significa, automaticamente, que estamos passando pano para os aiatolás no Irã. Faz todo sentido! Na próxima vez que o Brasil ganhar um jogo de vôlei, Janaína provavelmente vai exigir que o técnico da seleção se posicione sobre a crise dos mísseis na Coreia do Norte antes de levantar o troféu.
O talento dela para a dramaturgia é inegável. Se no impeachment tínhamos aquela performance memorável girando a bandeira e exorcizando fantasmas da USP, agora temos a "Geopolítica do Absurdo". Ela consegue transformar um tapete vermelho em um campo de batalha ideológico onde o Itamaraty, entre um canapé e outro, deveria estar redigindo ultimatos para o Oriente Médio enquanto aplaude o Kleber Mendonça Filho.
É o método Janaína de interpretação:
Pega-se um fato positivo (cinema brasileiro brilhando).
Adiciona-se uma pitada de "mas e o PT?".
Finaliza-se com uma conexão aleatória com um país a 12 mil quilômetros de distância.
Gira-se a bandeira mental.
Wagner Moura que se cuide. Com esse fôlego para criar dramas onde eles não existem, Janaína Paschoal não quer apenas a atenção do Twitter; ela está claramente cavando uma vaga na próxima temporada de Black Mirror. Ou, quem sabe, o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado da Realidade Paralela.
Aplausos, por favor. De pé! Que a cortina nunca se feche para essa canastrice de gala.
Criado com Gemini, do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário