quarta-feira, 8 de junho de 2022

Nossa busca espiritual

Eu devo ter visto milhares de vezes os irritantes pregadores cristãos dizerem: "buscai ao Senhor enquanto se pode achar".

Eu citei aqui o texto inteligente com 26 perguntas para essa gente inconveniente. Para ser sucinto, eu simplesmente não reconheço o Deus Cristão como sendo meu Senhor. Mas a pergunta permanece: nós buscamos o divino por que está escondido?

Então eu olho com certa curiosidade e crítica quando Steven Posch escreve o texto "A busca pela Deusa". Ela está escondida?

Eu sei que por dois milênios o mundo ocidental tem estado sob o domínio e influência do Cristianismo. O sagrado feminino, o sacerdócio das mulheres e as Deusas tiveram seu culto reduzido à devoção à Virgem Maria.

Mas, hei, nossa concepção e visão sobre a Deusa é produto do romantismo ideológico. Eu li "A Deusa Branca" de Robert Graves e senti calafrios (no bom sentido) em minha espinha. Mas a forma como eu olho a Deusa, completamente nua, oferecendo seu seio e sexo (baba) para todos destoa completamente da concepção disseminada pelas celebridades pagãs, um ideal puritano e apolíneo muito parecido com o cristão.

A Deusa tem seu aspecto escuro e sangrento, mas isso é mantido escondido do público em geral para arrebanhar mais público e eu acho isso errado. Nós não somos cristãos, nós somos contra o proselitismo. Eu vejo reflexos da Deusa em todas as mulheres e isso é magnífico.

Na liturgia wiccana é dito - se aquilo que você busca não é achado dentro de você mesmo, então você não vai achar fora de você.

Então se você está em busca da Deusa, Ela está dentro de você, Ela está em toda mulher, Ela está te esperando no bordel - e isso vai causar escândalo inclusive entre os pagãos.

Eu também devo ter dito milhares de vezes que nós não precisamos de mais dois mil anos para entender que essa busca e foco na Deusa é equivocado. Nós também precisamos "buscar" o Deus, o nosso Senhor, o Mestre do Sabá, deliciosamente nos recebendo em círculos sagrados no meio da floresta e nos concedendo a SUA marca para nos tornarmos o SEU povo, nós, pagãos e brux@s.

Eu sei também que a nossa concepção e visão sobre o Deus é produto do romantismo ideológico.

Mas eis aí a beleza do mistério - ele é transmitido tanto pela cultura quanto pelo sangue. Ainda que apagadas, omitidas, negadas e esquecidas, nossas raízes, nossas origens e nossa ancestralidade está viva dentro de nós.

Ainda assim alguns trechos do texto do Steven valem a pena serem citados.

"Você vive na Cidade da Deusa, um mundo totalmente pagão. Uma noite, você adormece. Quando você acorda na manhã seguinte, você se encontra em um lugar inteiramente cristão, os templos da Senhora profanados.

Um dia, o Ocidente adormeceu e acordou para se encontrar mudado."

Sim, por meio do uso de força, pela supressão dos templos, pela dessacralização dos ídolos, pelo assassinato dos sacerdotes das religiões antigas, o Cristianismo "triunfou", mas não foi um triunfo absoluto, as crenças antigas sobreviveram, no folclore, sincretizadas.

Steven cita um poema de Robert Graves no qual é citado uma lenda cristã sobre os sete adormecidos.

Aparente não faz sentido, pois a lenda fala de sete cristãos que adormecem por trezentos anos dentro de uma caverna para fugirem de um decreto do imperador romano.

Na lenda, esses cristãos são liberados desse sono e veem estupefatos que o mundo se tornou cristão. Eu até posso escutar um leitor cristão comemorar a "vitória".

Então é uma enorme contradição, principalmente considerando que Steven escreveu um texto falando da destruição cometida pelos cristãos, que eu citei em algum lugar.

Tem mais, o histórico de violência e crimes do Cristianismo devem incluir as Cruzadas, o Santo Ofício e a Colonização. Centenas de culturas e povos nativos foram apagados pelo genocídio e aculturamento levado a ferro e fogo pelos missionários cristãos.

Steven diz que Robert está em busca da Deusa em Éfeso, cidade onde Artemis (Diana) foi esculpida com múltiplos seios, a mesma cidade onde o primeiro missionário e pregador cristão - Saulo de Tarso - quase foi linchado pela população por ter falado mal da Deusa. Vendo o estrago posterior e tendo que aturar os pregadores atuais, eu chego a lamentar que isso não foi feito.

Mas a busca de Robert leva para a Deusa? Nós precisamos procurar por Ela? Ela está em Éfeso? Ela está em Avalon (para usar uma referência literária mais conhecida)?

Como diz um ditado antigo, todos os caminhos levam à Roma. Todos os caminhos levam à Deusa. Na liturgia wiccana é dito: eu sou aquela que está no fim do desejo. Então Ela está no fim de todos os caminhos. E quando chegarmos em nosso destino, Ela irá nos dar o colo que tanto ansiamos, nós teremos o descanso e o conforto, nós seremos nutridos e satisfeitos plenamente.

Eu até me imagino (heresia!) no meio das coxas dEla, preenchendo o ventre dEla com meu creme de nozes e Ela dando risada.

Sim, Ela está satisfeita, mas intrigada. Ela quer saber por que nos esforçamos tanto, se Ela sempre esteve ali, bem debaixo de nossos narizes, manifestada em cada mulher e em toda a natureza.

Eu, pobre de mim, sou arrebatado em êxtase porque ouso dizer em voz alta que ao lado dEla, ao nosso lado, sempre presente, também esteve Ele, meu Doce Senhor.

Nós nunca devemos esquecer disso. Nós nunca, jamais, devemos cometer o mesmo erro das religões abraãmicas.

Nenhum comentário: