quarta-feira, 29 de junho de 2022

Culpa de Netuno retrógrado

Daniela Petrucci da Silva, que se apresenta como bruxa, foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar a escritora Maria Cristina da Silva, autora de um livro sobre bruxaria. A ré foi acusada de plágio por comercializar um curso fundamentado na obra produzida pela acusadora. Ela terá de pagar R$ 10 mil por danos morais e R$ 3.448,62 para reparar os danos materiais.

Maria Cristina publicou, em 2020, o livro "Bruxaria Hekatina: o Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate". No ano seguinte, Daniela começou a oferecer o curso "Magia de Hécate". As informações foram publicadas nesta segunda-feira pelo site Migalhas e confirmadas por O GLOBO.

Segundo a escritora, o curso era baseado quase que totalmente em seu livro, mas não continha qualquer referência bibliográfica que remetesse ao original, nem nas aulas nem nas apostilas.

Daniela argumentou, no processo, que vem de uma família de bruxas, que atua no ramo há 33 anos, que tem vasto conhecimento da área e que a inclusão de trechos do livro na apostila foi provocada pelo erro de uma assistente.

"A apostila com trechos do livro da parte autora foi subida na plataforma de seu curso on-line por erro da pessoa que a ajudou a assim proceder, pois, o material do curso era outro, que tentou solucionar a questão extrajudicialmente com a parte autora, tendo retirado o conteúdo, que a autora passou a ataca-la na internet", alegou Daniela.

Para a juíza Melissa Bertolucci, da 27ª Vara Cível de São Paulo, não há dúvidas de que Daniela plagiou o livro.

"É inconteste que a parte requerida reproduziu trechos do livro da parte autora, na apostila de seu curso, sem autorização desta, nem menção à sua autoria", escreveu a magistrada. "Houve reprodução literal de parte da obra da parte autora pela requerida, como se sua fosse, o que basta para caracterizar o ilícito", acrescentou.

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/06/bruxa-e-condenada-pela-justica-a-pagar-indenizacao-por-plagio-em-sao-paulo.ghtml

Nota: sim, o título foi escolhido como forma de ironia e sarcasmo aos pagãos modernos que divulgam astrologia.

Nenhum comentário: