quinta-feira, 16 de junho de 2022

O quebrador de juramento

Continuando a série dos momentos embaraçosos da história da Wicca, eu creio que o mais marcante e polêmico é Aidan Kelly.

Ele foi um dos fundadores da NROOGD em 1967, um grupo alegadamente tido como uma forma eclética da Tradição Gardneriana; foi um dos fundadores da Covenant of the Goddess; graduado em 1964; foi iniciado na Tradição Feri em 1974.

Ele escreveu Crafting the Art of Magic a partir de seus estudos sobre Gardner, a partir de materiais que ele consegui com a editora Llewellyn que lhe cedeu o material à disposição do Instituto Ripley's, o mesmo que foi VENDIDO por Monique Wilson, o que cedeu acesso à Aidan ao Ye Book of ye Art Magical de Gardner, considerado o primeiro manuscrito que deu origem ao Livro das Sombras usado na Tradição Gardneriana.

Ele foi iniciado na Tradição Gardneriana pelo Coven Protean (o mesmo que alterou diversas práticas e isso acarretou no seu não reconhecimento por outros covens) em 1980.

A Llewellyn publicou sua obra em 1991, mais tarde publicou Inventing Witchcraft (2008) o que gerou um enorme desconforto, pois foram a público dados pessoais e material que deveria ser mantido em segredo.

Muitas obras escritas e páginas na internet possuem o intitulado Livro das Sombras, o que deve ter servido como material para outros grupos não-wiccanos estruturarem suas práticas, causando muitos prejuízos.

Nenhum comentário: