segunda-feira, 13 de junho de 2022

Os apóstolos da confusão

Continuando a série de momentos embaraçosos da Wicca, eu creio ser justo apontar três pessoas como sendo os apóstolos da confusão.
Starhawk foi citada aqui anteriormente, sua influência ainda é significativa por sua obra "A Dança Cósmica das Bruxas". Embora não tenham se conhecido, eu indico Scott Cunningham e Raymond Buckland como coautores do que eu chamo pejorativamente de Wilka.
Vamos por partes.
Starhawk. Ela esteve envolvida em questões feministas na faculdade e naquele caldeirão fervente da década de 60-70, com a Contracultura, Woodstock e o aparecimento (e expansão) das religiões alternativas (esoterismo e nova era).
Ela conheceu Victor Anderson (Tradição Feri) e Zsusanna Budapest (Tradição Diânica), ela pode ser considerada pioneira no movimento que deu origem às religiões da Deusa tão em voga no meio pagão.
Ela foi uma das fundadoras do Covenant of the Goddess e fundou diversos grupos, sendo o Reclaiming o mais conhecido. Como eu disse anteriormente, ela é a autora do livro "A Dança Cósmica das Bruxas", cujo conteúdo foi e é usado abundantemente por celebridades locais para embasar sua teologia, mas nós não somos uma religião de livro. Ainda que seja evidente, por seu histórico e influências, Starhawk não é uma wiccana.
Eu citei e analisei o texto de autoria dela onde consta a mitologia sobre a criação do mundo, centrado na Deusa que vê o Deus como um mero reflexo dEla.
Scott Cunningham. Ele é certamente o autor mais popular e conhecido que usou a Wicca como tema. Seu trabalho pode ser considerado pioneiro ao abordar a prática solitária no qual ele provavelmente foi o primeiro a falar em autoiniciação.
Ele conheceu uma mulher que supostamente o introduziu na Wicca e ele conheceu Raymond Buckland. Ele é considerado um autoiniciado, mas passou por diversos grupos, o que o caracteriza como um "predador", coletando material e iniciações, o que o torna altamente suspeito ou de caráter duvidoso.
Ele pode ser considerado o pioneiro na popularização da Wicca, o que deu origem à Wilka.
Raymond Buckland. Ele é um legítimo wiccano, inciado por Monique Wilson, Alta Sacerdotisa de Gerald Gardner. Por característica, uma pessoa somente pode ser considerada wiccana se comprovar sua linhagem até Gardner.
Ele deu início á linhagem Gardneriana nos Estados Unidos e deu início ao seu próprio coven e tradição, a Seax. Em suas obras, talvez por amizade ou influência com Scott, ele também abordou a autoiniciação em suas obras.​
E assim, uma religião iniciática baseada nos mistérios antigos tornou-se mais um produto comercial.

Nenhum comentário: