Eu escrevi "Piedosas Fraudes", mas isso não é o suficiente para contar os momentos embaraçosos da Wicca.
O começo dessa bagunça divina certamente veio por Gerald Gardner. Eu lancei algumas dúvidas coerentes e consistentes sobre sua iniciação, mas tem mais.
Por exemplo, eu tive o trabalho de traduzir o texto de Roger Dearnaley sobre a influência de Aleister Crowley. Notável é que Doreen Valiente, a primeira Alta Sacerdotisa de Gardner e considerada a matriarca da Wicca, reescreveu o texto dado pelo próprio Gardner como sendo o Livro das Sombras, para (segundo a mesma) eliminar o excesso de "Crowleismo".
Se isso não é o suficiente para levantar suspeitas (ou, pelo menos, ver que a história da Wicca é estruturada sobre lendas), quem como eu, estuda e conhece a religião, vai se questionar por que Gardner solicitou de Crowley uma "carta" que o permitia abrir uma "loja" da OTO.
Vamos mais adiante. Gardner atigiu algum tipo de notoriedade pública e ele deliberadamente buscou publicidade, o que gerou desconforto em seu próprio grupo, diante da "regra" (dada por ele mesmo) de voto de sigilo. Gardner (ab)usou de sua autoridade e apresentou o que ficou conhecido como Leis de Ardane, o que provocou o primeiro cisma na nova "religião antiga" e ao consequente afastamento de Doreen.
Doreen continuou sua caminhada, o que a levou a conhecer Robert Cochrane e Evan John Jones. Escaldada pelo autoritarismo de Gardner, Doreen afastou-se de Cochrane, mas escreveu um livro com Evan, onde ela deixou seu testemunho.
Gardner iniciou outras sacerdotisas para seu culto e esse padrão (homem inicia mulher e vice versa) de iniciação é mantido pelas linhagens gardnerianas. Entre essas mulheres o nome de Monique Wilson é o mais sensível e polêmico e como conhecedor da religião eu estranho que o Museu de Bruxaria inaugurado em São Paulo por Claudiney Prieto leve o nome dessa alta sacerdotisa.
Monique Wilson foi uma das últimas a chegar nesse harém de Gardner (heresia!) e quando este faleceu, por razões não muito bem explicadas (e suspeitas), Monique foi declarada herdeira dos bens de Gardner (incluindo seus textos). Esta não soube gerenciar os bens (tanto a parte financeira quanto a parte sacerdotal) e abacou se mudando para os Estados Unidos, onde ela VENDEU a herança deixada por Gardner ao instituto Ripley's Believe or Not.
Para adiantar algo desses momentos embaraçosos daa Wicca, parte desse material vendido por Monique propiciou muitos lucros para a Llewellyn e a divulgação pública de uma versão do Livro das Sombras, o que forneceu material para Aidan Kelly (outro traidor), Scott Cunningham (um pioneiro da neowicca) e outros grupos de paganismo moderno que estruturaram cultos de bruxaria focados na Deusa. Isso praticamente deu origem às religiões da Deusa e o Dianismo, mas como0 e onde isso tudo foi misturado e confundido com a Tradição Feri de Victor Anderson é outro capítulo.
Um iniciado de Monique Wilson que ajudou a disseminar a Wicca nos Estados Unidos (bem como sua comercialização) foi Raymond Buckland quem, assim como Scott Cunningham, apresentou a ideia de autoniciação, rapidamente assimilada e adotada aqui no Brasil.
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