sábado, 11 de junho de 2022

O pioneiro da Wilka S/A

Ao estudar a religião Wicca, as alegações feitas por nossos patriarcas é certamente um momento embaraçoso.
Victor Anderson, o fundador da Tradição Feri, é um bom exemplo. Em suas memórias ele alega que recebeu o sacerdócio em kahuna (religião havaiana) e em vodu (religião da diáspora africana). Ele alega ter recebido treinamento e iniciação em um grupo de bruxaria chamado Harpy Coven. Ele também alega ter recebido a iniciação por hierogamos (união sexual) com uma bruxa aos nove anos (o que é crime).
Victor ficou estimulado a dar início à sua Tradição Feri depois que leu o livro de Gerald Gardner "A Bruxaria Hoje". O grupo que ele iniciou tem características extremamente ecléticas, ele se apropriou da Deusa Mari do povo Basco, se apropriou do Deus Melek T'Aus, do povo Yezidi e acredito que ele iniciou o conceito e ideia de Lilith como Deusa.
Victor foi a maior influência na história da Wicca no Brasil, algo que escapou de Janluis. Eu explico: uma das patriarcas e celebridades da Wicca mais conhecida, Starhawk, autora de "Dança Cósmica das Bruxas", foi iniciada na Tradição Feri para depois dar início ao seu próprio grupo.
Aqui no Brasil, celebridades locais usaram (e usam) abundantemente citações dela para embasar sua teologia diânica (que, como eu disse em algum lugar, diânico não é Wicca).
Eu recomendo ler o texto onde eu analiso Dian Y Glass, os textos onde eu analiso o engano das religiões da Deusa e do Dianismo.​

Nenhum comentário: