sexta-feira, 24 de junho de 2022

Eu amo desenhos da velha guarda

Eu sou viciado em anime, mas eu também assisto desenhos americanos. Warner Brothers, Hanna Barbera e Walter Lantz. Ver esses desenhos da velha guarda é saudosismo, afinal, é impagável ver Pernalonga antecipar em cinquenta anos o travestismo, algo que, hoje, é alvo de violência social.
Os estúdios americanos faziam críticas à sociedade da época, como, por exemplo, a excessiva devoção ao cantor Frank Sinatra. Curiosamente, Elvis Presley não recebeu a mesma crítica. Nem Jim Morrison, que eu prefiro.
Eu sou dos tempo da Tevê Pirata, um programa feito pela Globo (!). Eu sou do tempo em que Planeta Diário era um jornal de universitários engraçado. Eu devo ter escrito algo sobre o Politicamente Correto ter se tornado uma praga. Praticamente isso matou o humor.
Digitando o termo no Oráculo Virtual (Google), eu encontro vários textos escritos por direitistas e conservadores. Eu conheço essa choradeira, eu posso me considerar duplamente privilegiado por estar consciente de que eu sou uma pessoa privilegiada por eu ser homem, branco e heterossexual. Essa gente não tem tal consciência, só pensam em seus privilégios e em como mantê-los.
O pensamento deles, a visão de mundo deles, é a mesma dos estúdios de desenho animados americanos da velha guarda (que são da década de 50). Até o travestismo avant-garde do Pernalonga não é o que parece ser.
Os desenhos americanos foram fartamente utilizados na época da guerra (a Segunda Guerra Mundial). Ainda hoje é possível rir do Pato Donald satirizando o Nazismo, pena que os EUA tenha a presença do Nazismo até hoje.
Muitos são os episódios dos Looney Tunes satirizando os Japoneses, os Negros e os Latinos. Alguns episódios possuem uma censura indireta à homossexualidade. Caso o dileto e eventual saiba, indique nos comentários se viu algum desenho com preconceito contra etnias ou contra religiões.
Então fica a pergunta: o que mudou? Por que o Mundo Contemporâneo criou o conceito de Politicamente Correto? E o que isso tem a ver com a Direita e a Esquerda?
Isso tem algo a ver com a criação do Estado de Direito, no início da Era Moderna, onde as leis devem ser abrangentes para todos, sem setores privilegiados.
Da mesma forma como em 1950 os afro-americanos lutaram pelos seus direitos, outras comunidades (como a LGBT) precisam lutar pelos seus direitos.
Por isso que os direitistas e conservadores criticam o Politicamente Correto. Em uma sociedade evoluída, preconceito, discriminação e segregação não são apenas falta de educação, são crime.
Agora que é assunto da moda, o "bullying" é um assunto  e problema sério em nossas escolas. Fruto de uma cultura antiquada, atrasada e obsoleta, a "zoeira" ainda é estimulada por filmes, séries, propagandas e discursos políticos.
Recentemente aconteceu a polêmica de uma postagem de um jogador de vôlei que foi considerado homofobia. Como é típico de gente que é direitista e conservadora (geralmente apoiadora do presidente fascista genocida e fundamentalista cristão), quis se escorar (se esconder) no direito de liberdade de opinião e expressão. Gente assim esquece que leis devem ser consideradas em conjunto e existe o direito do outro.
Mas erros assim também ocorrem na Esquerda. Recentemente um vereador teve seu mandato cassado por ter feito um protesto contra o racismo em uma cerimônia católica. Ora, existem inúmeras formas mais eficientes e mais corretas de protestar, mas o vereador contestou a cassação dizendo que era perseguição política e racismo. Não, caro vereador Renato Freitas, pautas não podem ser usadas como desculpas.
Voltando ao assunto, eu ainda não vi qualquer desenho que fale de Paganismo, só indiretamente. Eu sei que cometo erro ao generalizar os cristãos, mas se estes nada fazem para combater os radicais, eu vou continuar a denunciar o fundamentalismo. Eu prometo que mudo isso quando e se pararem de transmitirem desenhos com temática bíblica, combinado?

Nenhum comentário: