quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O prazer é sagrado

Por vários dias, venho pensando em escrever sobre sexo. (Isso parece adequado ou loucura para alguém que está prestes a dar à luz, não?) Algumas coisas despertam meu devaneio.

(1) Uma conversa recente com um amigo próximo que me lembrou, mais uma vez, quantos casais de longa data não estão fazendo sexo e como fico surpresa cada vez que ouço algo assim.

(2) Vários artigos e tópicos de comentários recentes sobre o documentário Orgasmic Birth .

(3) A excelente cobertura contínua de Jason da dimensão pagã da luta pelo casamento gay; em particular, seu excelente argumento de que proibir legalmente o casamento do mesmo sexo é uma violação da liberdade de expressão religiosa dos pagãos.

O Paganismo é, em sua forma mais coesa, uma família de tradições (ou práticas) religiosas (ou espirituais) com alguns pontos de vista ou práticas em comum. Nenhuma das religiões pagãs é a religião do livro; via de regra, não somos doutrinários. Portanto, não existe uma visão pagã sobre sexo ou sexualidade, e certamente nenhuma visão é prescrita. Nossas opiniões sobre sexo e sexualidade são tão variadas quanto nós.

Ao mesmo tempo, temos a tendência de ser libertários e não convencionais, ou nos imaginamos como tal, por isso visões individuais pagãs sobre sexo muitas vezes vai ficar fora do mainstream. Um exemplo, apontado pela postagem de Jason, é que a cultura dominante é heteronormativa; isto é, há uma crença cultural generalizada de que a heterossexualidade deve ser preferida à homossexualidade ou bissexualidade, principalmente por razões morais. (Mesmo aqueles que argumentam que a heterossexualidade é melhor porque é mais natural estão, no fundo, geralmente apresentando um argumento moral.) Os pagãos, por outro lado, tendem a evitar a heteronormatividade. Não valorizamos a heterossexualidade mais do que outras expressões da sexualidade; não achamos que seja melhor ou mais natural do que qualquer outra coisa. Os wiccanos costumam citar essas palavras na Carga da Deusa - "todos os atos de amor e prazer são meus rituais" - para deixar claro .

As pessoas são atraídas pelo Paganismo em parte porque ele não condena visões não convencionais sobre sexo e até acolhe essas visões? Sei que eu sou. Minhas próprias opiniões sobre sexo, e minha própria experiência do sexo, se encaixam em uma visão de mundo pagã; eles não se encaixam nas doutrinas confinadas da igreja em que fui criada. Ao mesmo tempo, muitas vezes me sinto como um estranha na cultura dominante em geral [snip].

Na tradição de cura que estudo, a energia sexual é apenas uma manifestação de energia ou força vital. Nas culturas anti-sexo e puritanas, nas quais somos encorajados desde muito jovens. Ao bloquear, ocultar e repudiar a energia sexual, estamos literalmente bloqueando, escondendo e negando nossa força vital. O resultado é doença física, emocional, psicológica e espiritual. O resultado é a desconexão da terra e uns dos outros: dor, isolamento, alienação, vício. Estes são os resultados de viver em uma cultura onde a expressão sexual é permitida ou endossada apenas dentro de normas muito estreitas, e onde a autonomia sexual não tem valor algum.

A razão para apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo é porque vivemos em uma nação supostamente secular, sem religião alguma, na qual os adultos têm direitos iguais e proteção legal. Mas não me casei porque acredito que a instituição do casamento impõe restrições estreitas sobre o que é moral e socialmente aceitável, e que essas restrições são prejudiciais. Mesmo se afrouxarmos um pouco as restrições para permitir que casais do mesmo sexo se casem - e acho que devemos fazer pelo menos isso, porque a vida e o bem-estar das pessoas estão literalmente em jogo - não estamos desafiando muitos aspectos do casamento tradicional isso deveria ser desafiado. Não tenho problemas com a escolha da monogamia por um casal, por exemplo, mas tenho problemas com um sistema social que remove a maior parte do significado dessa escolha, tornando-a normativa.

(Parcerias reais do mesmo sexo fazem desafiar a norma da monogamia muito mais do que as parcerias do sexo oposto; a monogamia tem menos probabilidade de ser uma expectativa de longo prazo para casais do mesmo sexo, quer se considerem casados ​​ou não, do que para casais heterossexuais. Não quero alegar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não seja altamente transgressivo, e no bom sentido. Claramente é, ou as pessoas não ficariam tão preocupadas com isso. Também não acho que a monogamia seja melhor ou pior do que o poliamor. Eu valorizo ​​a honestidade consigo mesmo e com o parceiro acima de tudo. Minhas próprias escolhas têm variado em momentos diferentes da minha vida e com os diferentes relacionamentos, e meu único arrependimento é quando deixei de ser honesto, de incorporar integridade.)

Todos os atos de amor e prazer são Meus rituais. "Todos os atos de amor e prazer" é uma rubrica ampla. Agradeça e sinta prazer na expressão da força vital em suas mais amplas e variadas formas: sexo e dança, nadar em fontes termais, receber uma massagem, rir ou chorar com seu melhor amigo, comer uma refeição deliciosa, respirar o ar da montanha, plantar um jardim, recebendo beijos descuidados de seu pit bull, olhando para a lua, estando presente com suas emoções, dando à luz seu bebê, fazendo arte, adormecendo sob as estrelas. Sinta. Nem sempre é fácil. Nós nos impedimos de sentir prazer. Mas o prazer é uma coisa sagrada. Então pratique.

Original: http://attheendofdesire.blogspot.com/2008/12/pleasure-is-holy-thing.html [site invadido]

Traduzido [com edições e cortes] com o Google Tradutor.

Nenhum comentário: