segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Ninguém precisa ser curado

Desde que Richard Dawkins apareceu e deu início ao ateísmo militante, o neoateísmo [termo desnecessário] tem disseminado diversas diatribes contra a religião.

Um exemplo disso pode ser encontrado em textos meus quando eu critico os ateus, descrentes e transeuntes. Oquei, a civilização ocidental tem sofrido por dois mil anos da dominação do Cristianismo, não faltam notícias demonstrando que o fundamentalismo cristão [que eu descrevo como redundância] têm constantemente trazido obstáculos ao desenvolvimento da humanidade.

Convenhamos, o Cristianismo está de braços dados com o Conservadorismo, o Puritanismo, a Extrema-Direita, a Supremacia Branca, a Xenofobia, o Racismo e o Capitalismo.

[Max Weber escreveu “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”]

Sobretudo com sua vertente neopentecostal, praticamente onipresente graças às emissoras de televisão que vendem espaço a estes picaretas pastores que eu chamo de televangelizadores, que disseminam, em rede nacional, intolerância, preconceito e homofobia.

Se o caro e eventual leitor tiver estômago, sintonize algum desses canais dito “gospel”. Ali você verá monólogos furiosos falando sobre o perigo da Ideologia de Gênero, sobre o perigo da Esquerda, sobre o perigo da Agenda LGBT e sobre o perigo dos cultos satânicos, aqui entendido qualquer tipo de religião que não se encaixe em suas estreitas visões doutrinárias.

Sim, é um desfile de insanidade transmitida em rede nacional. Deve ter sido horrível assistir as campanhas pela “cura gay” que essa gente divulgou por aí. Homossexuais não estão doentes e não precisam ser curados.

Então eu [quase] entendo quando Andrew Hall escreve uma paródia [novamente, se passando por uma organização cristã] na qual é vendida uma medicação para curar o ateísmo. Os ateus não estão doentes e não precisam ser curados. Eu até poderia rir, se não fosse pelo tom arrogante e presunçoso:

“Faithium atua cortando as conexões do complexo pré-frontal do cérebro. Partes do cérebro são irrevogavelmente destruídas. Os desenvolvedores armam que as funções cerebrais perdidas são apenas um pequeno custo para a vida eterna. Afinal, perder a capacidade de pensar criticamente por si mesmo é o caminho real para a salvação”.

[original - https://www.patheos.com/blogs/laughingindisbelief/2021/07/new-drug-cures-atheism/]

Citação traduzida com o Google Tradutor.

Essa é a típica retórica do neoateísmo. Pessoas com religião são ignorantes e ateus são inteligentes. A minha experiência mostra que não é bem assim. Eu conheci cristãos inteligentes e ateus ignorantes. Embora não seja o caso, pois Andrew Hall não insinua tal coisa, antes que apareça algum ateu/descrente/transeunte comentando aqui, eu acho bom deixar claro que os cristãos não estão doentes e não precisam de cura.

O que os cristãos precisam é se libertarem das organizações religiosas e de seus líderes, os maiores responsáveis pela disseminação da ignorância, da intolerância e do preconceito.

De certa forma eu [quase] concordo com Athana [Radical Goddess Thealogy] quando ela diz que a Deusa vence Jesus.

Ela compara Jesus ao Flautista de Hamelin. Oh, bem, pessoas não são ratos e, na lenda original, o Flautista atraiu as crianças depois que não foi pago. Foi na cultura popular, nos desenhos animados, que o Flautista atraiu as pessoas da cidade, deixando somente o prefeito.

O que eu concordo é quando ela coloca Jeová, Deus Pai, Alá e Buda no mesmo cesto, clamando que eles sufocam 90% na pobreza e impotência para que 10% possam ser ricos. Todas as religiões majoritárias são uma religião de Estado, que mantém os escravos submissos e impedem a revolta. Tenham muito cuidado com religiões que se alegram com a miséria, a impotência e a alienação política.

As emissoras de televisão vendem espaço para o televangelismo e para a picaretagem explícita desses pastores. As pessoas são “atraídas” para Jesus na maioria dos casos pela ação do proselitismo. As pessoas se convertem para o Cristianismo geralmente quando estão com medo, em desespero, cheios de culpas e vergonhas. A grande sacada do Cristianismo consiste em vender uma falsa promessa. As pessoas não buscam Jesus para serem perdoadas de seus pecados, elas vão imbuídas pela vingança, pois acreditam que seus perseguidores, os ricos e os patrões, vão ser castigados no Juízo Final. Inevitavelmente, a pessoa que busca por Jesus pelo perdão aos seus pecados volta a pecar, porque sabe que irá receber o perdão, o que torna o cristão espiritualmente imaturo.

Desde que eu me conheço por gente eu amo mulher. O Paganismo Moderno deu um sentido espiritual na minha sexualidade. Eu acredito que toda mulher é uma manifestação da Deusa.

De um lado tem um rabino mítico que deu origem a um culto fundado por escravos, servos, fracos e covardes, que é responsável por dois mil anos de medo e vergonha, rejeitando tudo aquilo que é realmente sagrado.

Do outro lado tem a Deusa, completamente nua [babando], oferecendo seus seios [e seu sexo] para que todos vivam satisfeitos, ao lado do Deus Consorte, com quem celebra tudo aquilo que realmente é sagrado: o mundo, a natureza, o corpo, o desejo, o prazer e o sexo.

Então nós todos estamos nesse mundo. Cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e pagãos modernos. Nós parecemos alunos que vivem no fundo da sala de aula fazendo fuzarca, atiçando e provocando um ao outro. O cristão e o ateu se enfrentam, quando não é o judeu e o muçulmano. O budista tenta auferir algum lucro expondo essa filosofia perneta aos ocidentais incautos. Faz tempo que eu simplesmente desisti de contestar as paganices e wiccanices que aparecem por aí.

Então ocorre um silêncio ensurdecedor. Ela, a Professora, chegou. Nenhum dos presentes está disposto a negar que Ela está presente, nem os cristãos, nem os ateus, nem os judeus, nem os muçulmanos, nem os budistas.

Por que Ela é auto-evidente. A mulher/Deusa está sempre presente na humanidade, como mãe, irmã, esposa, filha, amiga e colega de trabalho. A mulher/Deusa é senhora de si, da vida e do mundo. Ela tem muitos recursos e talentos. Dispensa a violência, a agressão e o ódio.

Diante dela, todos ficam quietos, comportados e sentados. Então ela beija um retrato e o coloca em um lugar de destaque. Eu tenho que esconder meu sorriso, por que Ela não esconde que seu mistério inclui o Deus Antigo, para o desespero daqueles que querem torna-la igual ao Deus Abraãmico. Ela só olha na minha direção e eu sei o que Ela tem a dizer. Sim, os seguidores das religiões da Deusa também não estão doentes nem precisam ser curados. O que toda a humanidade precisa é se libertar das organizações religiosas e de seus líderes.

O que mata o ser humano é a doutrina. Quem administra esse veneno são as organizações religiosas. Toda forma de crença, religião e espiritualidade é uma busca pessoal, que deve ser estudada e praticada, sem doutrinação ou imposição.

Nenhum comentário: