segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Memorial cancelado

Conversa com o Gemini:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/canada-cancela-tributo-a-vitimas-do-comunismo-ao-identificar-que-maioria-era-nazista/

A turma da direita teve uma ideia...bem ao estilo Bolsonaro.

Um memorial para as "vítimas" do comunismo.

Então vem a história e mostra os fatos. Eram nazistas. 🤭

Isso foi no Canadá. Dito país de primeiro mundo...

Imagine se fizessem um memorial para as vítimas do capitalismo? Não teria espaço suficiente...🤭

Escreva um texto humorado e sarcástico.

Resposta:

🤯 Canadá Cancela Homenagem... Porque as "Vítimas" Eram Nazistas? Ah, a Direita e Suas Ideias Brilhantes! 🤦‍♀️

Caros amigos leitores e observadores do teatro político-histórico,

A direita, sempre ela, com sua capacidade ímpar de tropeçar na própria nostalgia histórica, nos presenteou com mais um momento de puro... constrangimento internacional. Desta vez, o palco foi o primeiríssimo mundo do Canadá, terra do xarope de bordo, do ice hockey e, aparentemente, de pesquisadores históricos lentos.

A ideia era linda, na teoria: um solene e tocante "Memorial às Vítimas do Comunismo". Lindo! Poético! Uma bandeira para agitar no Twitter! A turma da direita canadense (e sua claque internacional) já estava pronta para a selfie lacradora, com a lágrima na medida certa, lamentando os horrores da foice e do martelo.

Aí, a história, essa velha rabugenta e inconveniente, decidiu intervir.

"Atenção, pessoal do memorial," disse a história, tossindo e ajeitando os óculos. "Vocês verificaram a lista de convidados... ou melhor, de homenageados?"

E o que se descobriu, meus amigos, é de chorar de rir (ou de poutine, no caso canadense). A maioria das "vítimas" que seriam heroicamente reverenciadas não eram meros camponeses oprimidos ou intelectuais dissidentes. Não! Eram, convenientemente, Nazistas e colaboradores do Eixo!

Parece enredo de uma sitcom ruim!

"Ué, espera aí," deve ter pensado o governo canadense, coçando a cabeça. "Vamos construir um memorial para lamentar o fim de... gente que apoiou Hitler? No Canadá? Maman, isso vai ficar feio na foto do G7!"

E assim, o "tributo" foi cancelado. Um plano "à la Bolsonaro" (pois o estilo é sempre o mesmo: paixão por bandeiras duvidosas e preguiça de checar os fatos) que implodiu em uma nuvem de ironia e uniformes SS.

🤔 E se Fizessem um Memorial às Vítimas do Capitalismo?

Se a moda pega, e a gente decidisse ser justo e fazer um "Memorial às Vítimas do Capitalismo", teríamos um problema logístico monumental.

Onde construir? Teríamos que cercar um continente inteiro. Ou talvez a Lua.

O material? Esqueça o mármore. Precisaríamos de um novo elemento químico, só para dar conta do volume de fome, desigualdade, exploração infantil e guerras por petróleo que a lista incluiria.

O título? Poderia ser: "Aqui jazem: Os 1% não se importaram".

Enquanto a direita se esforça para reescrever a história e fazer de criminosos de guerra seus petiços mártires, o resto do mundo apenas aponta, ri e lembra que, se é para fazer tributo, o capitalismo já garante que haja vítimas novas todos os dias — sem precisar cavar nomes antigos e nazistas.

É a história, mais uma vez, provando que é mais sarcástica que qualquer humorista. E a direita, mais uma vez, provando que nem sempre a "ideia" é mais importante que o dado histórico básico.

Criado com Gemini, do Google.

Nenhum comentário: