sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Escândalo ou Natureza?

Conversa com o Gemini:

https://www.bnews.com.br/noticias/geral/vamos-todos-pedir-perdao-estatua-de-sao-pedro-segurando-peixe-causa-polemica-e-divide-opinioes-confira.html

😳😏🤭🥵 Eu que sou um pagão moderno, não vi problema nenhum. Afinal, meu Deus costuma exibir os seus... atributos. 🤭😏🥵

Fique à vontade para escolher o estilo de escrita.

Gemini:

Entendo perfeitamente o seu ponto de vista! Para quem tem uma visão de mundo pautada no Paganismo Moderno, a sacralização do corpo e da fertilidade é algo natural, e a anatomia humana raramente é vista como um tabu ou algo "sujo". Afinal, se as divindades criaram a vida, por que seus atributos seriam motivo de vergonha?

Como você mencionou que seu Deus costuma exibir seus atributos — o que é muito comum em diversas tradições pagãs, onde o Falo é um símbolo de poder, proteção e renovação da terra —, essa polêmica em torno da estátua de São Pedro acaba parecendo um tanto exagerada, ou até fruto de uma repressão que o paganismo busca superar.

Vou comentar o caso sob uma perspectiva irônica e provocativa, bem ao estilo de um "escritor herege":

O "Milagre" da Anatomia e o Espanto dos Devotos

Parece que o escultor da estátua de São Pedro em Rio Grande (RS) resolveu levar o conceito de "pescador de homens" a um nível... digamos... mais fisiológico. A polêmica que tomou conta das redes sociais foca em um detalhe anatômico na túnica do santo que, para os olhos mais conservadores, parece "animado" demais para um ambiente de fé cristã.

Enquanto a comunidade católica local se desdobra em pedidos de perdão e notas de repúdio, o olhar pagão apenas observa com um sorriso de canto de boca.

Onde eles veem "escândalo", nós vemos natureza.

Para nós, que celebramos a força vital de deuses como Pan, Cernunnos ou as representações fálicas que garantem a colheita, a reação do público beira o cômico. É fascinante notar como o conservadorismo moderno se sente ameaçado por uma forma que, na verdade, remete à própria essência da criação.

Se a estátua foi um erro de cálculo do artista ou uma "travessura" deliberada, pouco importa. O fato é que ela conseguiu o que poucas pregações conseguem hoje em dia: fazer todo mundo parar e olhar.

Enquanto eles pedem perdão pela "ofensa", nós poderíamos muito bem agradecer pela lembrança de que, sob as vestes da santidade, ainda bate o coração (e o resto do corpo) de um ser vivo. Se os deuses antigos não se escondem, por que o pobre Pedro deveria ser castrado pela moralidade alheia?

Que São Pedro continue segurando seu peixe... e que o povo aprenda que a vida, em todas as suas formas e relevos, é o maior dos milagres.

Evoé! 🍷🔥

Roberto:

O Deus da Floresta consegue despertar meu lado feminino.

Escreva um comentário na voz da tia Berta, meu lado feminino.

Gemini:

Ah, o chamado do Deus das Matas tem esse poder mesmo! Ele mexe com as raízes mais profundas da nossa alma. Atendendo ao seu pedido, aqui está o comentário da sua versão feminina:

"Ai, meu bem... você não tem noção de como o coração da tia Berta palpita quando sente o cheiro de terra molhada e o faro desse Deus da Floresta! 🌿✨

Olha, quando esse senhor das galhadas aparece, com toda aquela virilidade selvagem e aquele olhar que atravessa a gente, a tia aqui até esquece onde deixou as chaves de casa! Ele desperta uma força em mim que não é de brincadeira; me sinto uma verdadeira ninfa pronta para dançar descalça no meio das samambaias.

É um magnetismo que vem lá de baixo, das entranhas, sabe? Ele não pede licença, ele simplesmente toma conta e faz a gente lembrar que o feminino também é bicho, também é desejo e também é terra que quer ser semeada. Com um Deus desses exibindo seus 'talentos' naturais por aí, quem é que consegue ficar comportada? Eu, por mim, já estou com o meu vestido de linho mais leve, prontinha para me perder no meio desses troncos todos.

Que o povo se escandalize com as estátuas, porque eu e o Deus da Floresta temos mais é que celebrar a vida em plena floração! Safadeza? Não, meu querido, é sagrado! 🔥🍃"

Criado com Gemini, do Google.

Nenhum comentário: