quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Sabão Xandão

Autor: Eduardo Guimarães.

No último sábado (31), a rede X foi retirada do ar no Brasil após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A derrubada da rede fez com que os usuários buscassem alternativas; entre elas, as redes Bluesky e Threads, que estão entre as mais procuradas.

Além de derrubar o X, Moraes determinou multa diária de R$ 50 mil para aqueles que burlarem o bloqueio através de VPNs, mas, em aplicativos de mensagens como o WhatsApp, os VPNs superaram as redes alternativas (Bluesky e Threads).

Monitoramento de milhares de grupos públicos de WhatsApp revelam os efeitos da remoção do X no Brasil, tendo como destaque uma queda de cerca de 70% no número de compartilhamentos de matérias da rede de Elon Musk

Com isso, os acessos às redes Threads e Bluesky dispararam 600% e 1.600%, respectivamente. E com as menções absolutas à rede X e suas VPNs crescendo 300% nos mesmos dias, foi possível detectar que se tratava de uma fraude, pois os envios denutam uso de artifícios robóticos.

Especialistas da Rede de monitoramento Palver aplicaram um filtro para excluir as mensagens com comportamento robótico e, com isso, a rede de Elon Musk despencou de forma impressionante. O tombo do X ultrapassa os 99%. 

Só para entender quão expressiva foi a queda, comparemos a média do tráfego do X por dia em agosto com o tráfego posterior às medidas determinadas pelo STF. Desse modo , a rede X, que teve em média, mês passado, 500 menções a cada 100 mil mensagens de WhatsApp, agora teve míseras 4 menções no último domingo.

O significado desses números é maior ainda do que parece ao analisarmos seus efeitos políticos. 

Em primeiro lugar, lembremo-nos de que de todas as caudalosas redes de Jair Bolsonaro, o uso desmesuraddo de inteligência artificial (robôs) para bombar artificialmente os números de engajamento só não era usado em uma grande rede, a de Elon Musk, aliado incondicional do ex-presidente.

O X deprimiu drasticamente o engajamento da esquerda ou de qualquer outro agente político não-alinhado ao bolsonarismo e intensificou o engajamento da extrema-direta manipulando seus algorítmos (ordens programadas para alterar repercussão de postagens nas redes sociais). 

A rede do bilionário extremista, portanto, era a principal rede de propaganda político-ideológica do bolsonarismo e o super-hiper-mega-blaster megafone do seu controlador, Elon Musk. Dessa forma, após Moraes "limar" essa rede do nosso cenário político, também extirpou uma vantagem injusta e incrivelmente expressiva do ex-presidente e de seus candidatos nas eleição deste ano.

Pode-se dizer, portanto, que, com o apoio do STF em peso, do governo federal, da Procuradoria Geral da República e de nove entre dez juristas, Alexandre de Moraes promoveu uma forte higienização do processo eleitoral de 2024. Simples assim.

Fonte: https://www.brasil247.com/blog/moraes-higienizou-eleicao-de-2024-kvjx13db

Nenhum comentário: