domingo, 1 de setembro de 2024

Álbum de figurinhas

Depois de um e-mail e uma visita ao blog, eis que descubro que o Azarão tem nome, sobrenome e ocupação.

Ele indicou um livro, mas eu tive que declinar. Por mais de 30 anos eu tentei publicar meus textos. Desisti e apaguei tudo.
Os escritos heréticos não funcionam assim. Eu comento e indico livros que eu tenha lido e gostado. E tenha algo a ver com o tema desse blog.

O Azarão fala sobre a democracia ser uma merda citando candidatos que usam nomes de heróis. Tem candidatos que tem usado o nome Bolsonaro e Lula. Escapou da atenção do Azarão candidatos presos no ato terrorista de 8 de janeiro que estão usando o nome patriota.

Para ser redundante (e destilar seu antipetismo), Azarão cita uma declaração de Lula (a aversão por Lula e seu apreço pelo Inominável se explicam mutuamente).

 “O conceito de democracia é relativo para você e para mim”.

O Azarão deve ter pulado as aulas de teoria política. Ou de história e de sociologia. Sim, democracia é relativa.

Exemplo: o berço da democracia, Grécia Antiga. Não era nada democrática.
Exemplo: os EUA, considerado país de primeiro mundo e exemplo de democracia. Não são os americanos que elegem o presidente, mas um colégio eleitoral composto pelos delegados distritais.

Ele diz que o Inominável foi "um governo que sempre jogou dentro das tais quatro linhas da Constituição". O conceito de ditadura deve ser bem relativo para ele🤭😏.

O Azarão é um caso clássico de trabalhador que não tem consciência de classe ou política. Ele confirmou muitas análises minhas sobre a bobagem dita por conservadores, reacionários, direitistas e fascistas de que a educação é dominada pela "doutrina de esquerda".
Ele provavelmente surtaria só de ver a capa do livro que eu li.
Eu estou juntando coragem para comentar esse livro. Principalmente por viver no Brasil, país onde impera o conservadorismo, tem crescido a influência do fundamentalismo cristão e o fascismo/nazismo tem sido normalizado.

Um comentário:

A Marreta do Azarão disse...

Minha intenção nunca foi que você indicasse o livro. Eu mesmo só o "publiquei" por curiosidade, por brincadeira. Só me deu vontade de disponibilizá-lo para você. Apenas isso.