segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Os Shichifukujin

Os Sete Deuses da Sorte, ou Fukujin, são um grupo reverenciado de divindades na cultura japonesa, cada um simbolizando vários aspectos de fortuna e prosperidade. Originários de uma mistura de crenças budistas, xintoístas e taoístas, esses deuses — Ebisu, Daikoku, Benzaiten, Fukurokuju, Jurojin, Hotei e Kichijōten — são frequentemente retratados juntos, representando uma mistura harmoniosa de bênçãos, de riqueza e longevidade a sabedoria e felicidade. Particularmente proeminentes durante as celebrações de Ano Novo, acredita-se que os Sete Deuses da Sorte trazem boa sorte para aqueles que os honram, tornando-os parte integrante da herança espiritual e cultural do Japão.

Os deuses da sorte do Japão não derivam todos de uma religião. Em vez disso, esses antigos deuses da boa fortuna vêm todos de religiões que foram seguidas no Japão. A maioria desses deuses vem do Budismo Mahayana , que foi trazido da China para o Japão, mas se originou na Índia, e do Taoísmo chinês . A única exceção a essa regra é Ebisu, que é amplamente considerado "nativo" do Japão.

Esses deuses foram adorados no Japão por mais de 1000 anos, mas não chegaram todos ao mesmo tempo. Os dois primeiros a chegar foram Ebisu e Dakikokuten, que foram seguidos por mercadores e adorados como deuses dos negócios e do comércio. À medida que esses dois se tornaram populares, outras partes da sociedade japonesa começaram a procurar seus próprios deuses da sorte. Logo Benzaiten se tornou o deus dos artistas, Fukurokuju, das ciências, etc. 

Originalmente, esses deuses eram todos adorados separadamente, mas isso mudou com o tempo. A primeira menção dos deuses existindo como um coletivo foi em 1420 em Fushimi. Eles foram mostrados como um grupo para imitar as procissões dos daimyos, os primeiros senhores feudais do Japão.

Hoje em dia, os deuses da sorte são geralmente adorados como um grupo. A única vez em que são adorados separadamente é se alguém está pedindo para um deus específico ajudar um único requerente, como pedir para Benzaiten ajudar com um bloqueio artístico.

Ebisu é o único dos sete deuses da sorte a ser puramente japonês em origem. Ele é o deus do sucesso e da riqueza nos negócios, além de ser associado à boa sorte. Ele também é o deus patrono dos pescadores e geralmente é retratado usando trajes tradicionais de pescadores, como um chapéu e uma vara de pescar, e carregando um peixe. O peixe que ele carrega, uma gravata, também é um símbolo de boa sorte.

Ebisu é uma divindade alegre que geralmente é retratada como corpulenta e com um sorriso feliz. Graças à sua associação próxima com a comida, sua figura é frequentemente encontrada em restaurantes, especialmente aqueles que servem peixe. Como o mais antigo desses deuses, as origens de Ebisu foram adaptadas pela tradição posterior para que ele se ligasse à mitologia mais ampla do Japão e fosse feito filho de Izanagi e Izananmi, deuses criadores da mitologia japonesa que também aparecem na mitologia xintoísta.

Daikoku é um pouco mais complexo que Ebisu. Como o deus do comércio, ele é o deus patrono dos cozinheiros, fazendeiros, banqueiros e agricultores, bem como o protetor das colheitas. Ele geralmente é retratado empunhando o martelo das riquezas, que lhe permite conceder desejos, e carregando uma bolsa de riquezas que ele carrega sobre o ombro. Muito parecido com Ebisu, ele geralmente é mostrado alegre, com um sorriso no rosto, tendo pernas curtas e sentado em sacos de arroz.

Daikoku também é um pouco intimidador. De acordo com algumas lendas, ele é tanto o líder dos Shichifukujin quanto um caçador de demônios. Um conto conta como ele pendurou um talismã sagrado em uma árvore em seu jardim para atrair um demônio. Uma vez que sua armadilha foi armada, ele capturou e matou o demônio.

Embora seja considerado japonês, Daikoku se origina das religiões hindu, budista e xintoísta. Ele começou como uma combinação da divindade da morte hindu/budista, Mahakala (uma manifestação de Shiva), e da divindade xintoísta, Ōkuninushi. Seu nome, Daikoku, é uma tradução literal do sânscrito Mahākāla, Grandeza Negra.

Bishamonten/ Bishamon
Bishamon (Darkstalkers?) é um pouco contraditório, pois ele é o deus da felicidade e da guerra. Duas coisas que normalmente não associamos juntas. Ele é o deus padroeiro dos guerreiros do Japão e dizem que protege os justos. Ele tem uma aparência um pouco menos alegre e normalmente é retratado em armadura chinesa completa e carregando uma lança.

Ele é 100% hindu em origem, é fortemente associado ao deus hindu Kubera, e às vezes é chamado de Vaisravana. Ele é visto como um protetor de locais sagrados, e a cidade-templo de Shiga, fundada no século VI d.C., foi dedicada a ele para honrar a vitória de Shotoku Taishi no local.

Benzaiten também é de origem hindu e vem da deusa hindu Saraswati. Ela é notável por ser a única deusa feminina do grupo, bem como por ser a deusa do amor, fertilidade, talento e fortuna financeira.

Ela também tende a ter uma das representações mais legais. Benzaiten é geralmente retratada como uma linda mulher tocando um biwa (um tipo de alaúde) e montando um dragão marinho que também é seu marido. Ela vem com um mensageiro especial, uma cobra branca, e é mais comumente associada ao mar. Ela é a deusa padroeira de tudo, de artistas e escritores a gueixas (cortesãs?) e dançarinas.

Ele é baseado em um antigo sábio taoísta que ascendeu à divindade. Ele é acompanhado por uma garça de 1500 anos e uma tartaruga, ambos símbolos de vidas longas. Ele carrega consigo um livro ou pergaminho que supostamente contém toda a sabedoria do mundo. Como os outros Shichifukujin, ele é geralmente retratado como um deus alegre.

Hotei , também conhecido como o “Buda Risonho” no Japão , era outra exportação chinesa. Como o deus da fortuna, ele personifica alegria, fortuna e generosidade. Ele também é o guardião das crianças e o patrono dos adivinhos e bartenders e é uma divindade associada à popularidade.

Ele também tende a receber as representações menos lisonjeiras, pelo menos fisicamente. Ele é instantaneamente reconhecível graças ao seu rosto grotescamente gordo, mas sorridente. Sua característica marcante é uma barriga grande e exposta e um traje monástico simples que é pequeno demais para cobri-lo adequadamente. Sua aparência física é refletida em seu apelido chinês tradicional, "Cho-Tei-Shi" ou "Ho-Tei-Shi", que se traduz como "bolsa de roupas velhas".

As origens de Hotei podem ser encontradas no Budismo Zen tradicional. De acordo com a lenda, ele já foi um sacerdote Zen errante chamado Kaishi. Seu estilo de vida não convencional, como o fato de não ter casa, gostava de se divertir, e sua natureza travessa contrastava com os rígidos códigos morais do Zen e o tornava um tanto pária. Os contos contam que ele faleceu em 916 d.C. e então ascendeu à divindade.

Com a bolsa da fortuna que carrega, Hotei simboliza contentamento, magnanimidade e felicidade. Cheia de bênçãos, esta bolsa é um aspecto central de sua iconografia, representando a abundância que ele traz para aqueles que abraçam suas virtudes.

Hotei se tornou popular no Japão pela primeira vez durante a era Edo . Ele estava intrinsecamente ligado ao Buda do futuro, Miroku (Maitreya), que acreditava-se que ajudava aqueles que estavam além do alcance dos ensinamentos budistas convencionais (como Kaishi). Com sua aparência nada ameaçadora, natureza jovial e o fato de que ele geralmente é retratado cercado por crianças, Hotei se tornou uma das figuras mais cativantes e acessíveis da tradição budista.

Fukurokuju, que também é originário da China, é uma divindade reverenciada associada à sabedoria, sorte, longevidade, riqueza e felicidade. Seu nome japonês pega os caracteres para felicidade (fuku), riqueza (roku) e longevidade (ju) e os combina, refletindo sua ampla gama de supostos talentos. Fukurokuju se destaca por ter sido um sábio taoísta durante a Dinastia Song, que também era uma reencarnação do deus taoísta Hsuan-wu. Essa conexão significava que ele podia viver sem comida e era capaz de ressuscitar os mortos. 

As representações dele geralmente apresentam uma cabeça notavelmente grande que é quase tão grande quanto o resto do seu corpo. Ele geralmente é mostrado vestindo trajes tradicionais chineses e carrega uma bengala em uma mão e um pergaminho na outra. Seus companheiros típicos incluem uma tartaruga, um corvo ou um veado, todos símbolos de longevidade na cultura japonesa. Além disso, Fukurokuju é conhecido por sua afinidade com o xadrez, o que lhe rendeu o título de patrono dos jogadores de xadrez.

Os mais atentos podem ter notado algumas similaridades entre Fukurokuju e Jurojin de antes. Isso não é coincidência. Ambos traçam suas origens até a divindade taoísta chinesa Nánjílǎorén, e há alguma sobreposição nos papéis dos dois deuses. Isso levou algumas tradições, como o compêndio Butsuzōzui de 1783, a substituir Fukurokuju e atribuir sua posição à deusa Kichijōten. Apesar dessas variações, Fukurokuju continua sendo uma figura proeminente simbolizando os ideais de sabedoria, longevidade e prosperidade, reverenciado tanto na China quanto no Japão por seus profundos atributos e poderes lendários.

Kichijōten, às vezes chamada de Kisshōten ou Kisshoutennyo, é sem dúvida a menos conhecida dos Fukujin. Podemos encontrar suas origens no hinduísmo , onde ela é uma manifestação da deusa Lakshmi. Quando adaptada ao budismo, ela incorpora os traços de beleza, felicidade e fertilidade. Representada como uma bela mulher, ela é sempre mostrada carregando a gema Nyoihōju em sua mão, simbolizando seu poder de conceder desejos e trazer prosperidade.

Como mencionado acima, na edição de 1783 do compêndio Butsuzōzui, Kichijōten é notado por substituir Fukurokuju como um dos Fukujin, os Sete Deuses da Fortuna. Essa substituição, junto com a consideração de Daikoku em uma forma feminina, significa que as três deusas Hindu Tridevi — Saraswati, Lakshmi (como Kichijōten) e Parvati — são representadas entre os sete Fukujin. Essa inclusão destaca a integração e adaptação das divindades hindus nas tradições budistas japonesas.

Os fiéis podem invocar os Fukujin a qualquer momento, mas há uma época do ano em que eles são considerados mais poderosos. Durante os três primeiros dias após a véspera de Ano Novo, os Fukujin voam pelos céus em seu navio do tesouro, um takarabune, e pousam em portos, concedendo presentes e bênçãos àqueles que encontram.

Se alguém tiver a sorte de conhecer os Fukujin nesta época do ano, poderá receber qualquer um dos seguintes:

Uma chave para o depósito dos deuses.
Um chapéu de invisibilidade
Uma bolsa sem fundo cheia de moedas
O martelo de Daikoku, que faz chover moedas de ouro.
Uma capa de chuva de palha que protege o usuário de espíritos malignos, ou kami.
Jóias
Caixas cheias de moedas de ouro
Rolos de tecido brocado.
Moedas de cobre.

Os Sete Deuses da Sorte incorporam uma rica herança cultural, representando uma mistura única de Taoísmo, Budismo e Hinduísmo na tradição japonesa tradicionalmente isolacionista. Cada divindade carrega atributos distintos, oferecendo bênçãos que variam de riqueza a sabedoria, refletindo as diversas influências espirituais que moldaram o Japão. 

Seu significado vai além do mito, servindo como símbolos de esperança e prosperidade, especialmente durante as celebrações de Ano Novo. Essa fusão de diferentes tradições religiosas nos Sete Deuses da Sorte destaca a capacidade do Japão de integrar várias crenças em uma prática cultural coesa e significativa, continuando a inspirar e guiar as pessoas em sua jornada espiritual.

Fonte: https://www.ancient-origins.net/news-human-origins-religions/japan-s-seven-lucky-gods-0021422
Traduzido com Google Tradutor.

Bônus:

Gema Nyoihōju:

Cintāmaṇi (sânscrito ; Devanagari: चिंतामणि; Chinês: 如意 寶珠; pinyin: Rúyì bǎozhū; romanji: Nyoihōju), também escrito como Chintamani (ou a Pedra Chintamani), é uma joia que realiza desejos dentro das tradições hindu e budista, dita por alguns são o equivalente da pedra filosofal na alquimia ocidental.

É uma das várias imagens da joia Mani encontradas nas escrituras budistas.

Fonte: https://tonocosmos.com.br/a-sagrada-pedra-chintamani

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