O leitor (ou leitora), crente ou descrente, deve se perguntar por que eu recomendo conhecer o Paganismo Moderno.
O apelo de que não tem dogma, doutrina, uma verdade única ou uma autoridade central pode não ser suficiente. Por que o Paganismo Moderno é um modelo para ser seguido na vida?
Nós não temos uma única escritura sagrada. Nós temos apenas os mitos e lendas antigas. O transeunte pode querer manter distância de Deuses que demonstram as mesmas fraquezas humanas e eu não tiro sua razão.
Mas aí está a vantagem. Eles estão próximos de nós. Não são distantes nem transcendentes. Eles são a “prova” de que a excelência, a “santidade” ou a divindade não exige que tenha uma vida ascética, mas sim que tenha consciência de que seus atos e palavras afetam a sua e a vida de todos.
Os mitos e lendas nos mostram como a forma como lidamos com a comunidade, com a natureza e o mundo são a base da nossa evolução.
Eu escolhi Zeus e, por extensão, Jove/Júpiter para que as lendas e mitos desse Deus sejam um modelo de vida para nós.
Zeus nasceu em uma família cheia de conflitos. Por causa de uma profecia (retribuição divina) Cronos tinha medo que um dos filhos dele o tiraria do trono, tal como fez com Urano, seu pai.
Zeus teve que viver no exílio, como um imigrante ilegal e escondido. Foi criado e amamentado por Amaltea, uma cabra.
Zeus enfrentou Cronos, os Titãs e Tiphon. Ele não delegou a outra pessoa, não fugiu da responsabilidade, nem recuou.
Ele foi justo, compartilhou a ordem do Olimpo com seus irmãos e demais Deuses e Deusas. Ele não exige adoração exclusiva, nem inveja dos outros Deuses, nem promove a violência por crenças diferentes, nem condena a humanidade inteira.
O caminho de Zeus mostra que a excelência, o estado de santidade ou divindade, consiste em encontrar seu valor interno e lutar pela conquista do lugar que merece.
Ao invés de adorar um Deus sem qualquer ligação com suas origens, raízes e ancestrais, procure conhecer quem eram esses Deuses, quem eram seus ancestrais e redescubra essas crenças que foram proibidas e quase apagadas por quase dois milênios de imposição.
Venha para o Paganismo Moderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário