Para aqueles de nós em espaços Wiccanos Tradicionais, frequentemente praticamos e centralizamos nossos ritos em torno de um mito específico, e geralmente aqueles que contêm os elementos de Amor, Vida, Morte e Renascimento. Eu realmente acredito que os ritos que observamos são mais sobre nós entendermos melhor nossos lugares dentro do universo do que entender nossos deuses. Nossos deuses não precisam de nossos rituais, mas eu acredito que há algo em nós como humanos que nos faz desejar rituais. Não todos nós, veja bem, mas muitos de nós.
A Wicca tradicional geralmente oferece experiências por meio de um sistema de graus que explora o que é chamado de "Os Mistérios". Os rituais e temas desses Mistérios podem variar de muitas maneiras, mas eles exploram amplamente temas em torno do Nascimento, Morte e Renascimento. Esses Mistérios nos ajudam a orientar nossos lugares no universo e experiências como seres mortais. Os wiccanos condensam os Mistérios em rituais que os praticantes podem vivenciar e refletir com outros membros em suas tradições. Esses rituais são deliberadamente projetados para colocar o praticante em uma instância controlada de qualquer Mistério que esteja sendo explorado. Vamos pegar a "Morte", por exemplo. É meu pensamento que os rituais centrados em experiências simbólicas da Morte nos preparam para os momentos reais em que encontramos a Morte real e física. Acredito firmemente que esses rituais nos ajudam a "praticar" para os grandes momentos, particularmente a Morte.
Acredito que experimentar o Divino é encontrar o inefável, então que rito ou ritual pode explicar a inefabilidade? Talvez nenhum, mas eles podem nos fornecer vislumbres de compreensão. Nenhum de nós pode realmente entender a Morte até que a tenhamos experimentado nós mesmos, mas podemos nos preparar para o momento inevitável de nossas mortes individuais. Dessa forma, eu acho que a Wicca é "boa" e até ótima. Os wiccanos que conheço não têm medo de explorar e discutir a Morte e muitas vezes têm uma maneira saudável de processá-la. Também temos o privilégio de processá-la com outros membros de nossa tradição que podem nos ajudar a reorientar nossas experiências dolorosas através das lentes de nossa tradição.
Esses confrontos com coisas e temas como a Morte preparam uma pessoa melhor do que a pessoa que evita pensar sobre a Morte. Na Wicca Tradicional, somos confrontados com a Morte em quase todos os ritos, e assim a Morte pode ser uma surpresa muito menor na vida como resultado. Praticar e observar sabbats como Beltane, Samhain, Midsummer e Candlemas é uma prática para quando nossas vidas humanas se chocam com as realidades de nossa existência mortal. Existe outra realidade em que estou totalmente errado sobre tudo isso, mas minha religião abre espaço para erros. Não há absolutos na Wicca. Tudo o que sei é que não sei nada.
Então, de que serve a religião se ela está errada sobre a Vida, a Morte e a Vida após a Morte? Bem, ela ainda pode nos conectar a outras pessoas e celebra nossas experiências muito humanas por meio de celebrações de nascimentos, entradas na vida adulta, uniões com nossas almas gêmeas, confirmações/iniciações em nossas comunidades espirituais, reconciliações com aqueles que prejudicamos ou que nos prejudicaram, celebrações de papéis vocacionais e espirituais dentro de nossas comunidades, dissolução de relacionamentos, doença e, eventualmente, morte. Se sua religião não oferece, pelo menos, algo na maioria dessas áreas, então de que serve em termos de reconhecimento da Condição Humana? A religião é criada por e para humanos, não deuses.
Cada uma das experiências humanas acima são transições, e os rituais Wiccanos marcam transições. Nós nos movemos de uma fase da lua para outra (esbats), de uma estação para outra (sabbats) e de um papel espiritual para outro (iniciações). Sua religião deve ser uma luz guia que o conduza através das transições da sua vida — aqueles momentos dolorosos e às vezes caóticos, mas também aqueles incríveis e alegres. Caso contrário, para que serve a religião? Para que serve a Wicca?
Fonte: https://www.patheos.com/blogs/thegardnerianlibrarian/2024/08/what-good-is-wicca-as-a-religion/
Nenhum comentário:
Postar um comentário