O mito da Loba de Deus no folclore croata se origina da parte norte da região continental de onde se espalhou para outras partes do país. Como acontece com todos os contos, com o tempo, a história desenvolveu inúmeras variações, mas o conto original é o seguinte:
Antigamente, a Loba de Deus costumava se aventurar em vilas em sua forma de lobo e abater o gado à noite enquanto os moradores estavam seguros em suas camas. Enfrentar a fome logo se tornou um medo razoável. Desesperado e bravo, um jovem decidiu pôr fim ao comportamento cruel dela. Então ele assumiu uma tarefa que ninguém queria e decidiu se esconder no velho moinho assim que o sol se punha atrás do horizonte. Ele pretendia matar a fera, sem saber que era, de fato, a criatura mágica dos contos antigos.
Assim que a noite caiu sobre o mundo, a Loba de Deus apareceu, caminhando direto para o moinho em sua forma de lobo. O jovem se escondeu atrás do muro esperando o momento certo para atacar, mas naquele momento algo mágico aconteceu bem diante de seus olhos. O lobo tirou sua pele e se transformou em uma linda jovem. Mal acreditando no que aconteceu diante de seus olhos, o jovem se afastou e observou enquanto a mulher se deitava e adormecia. Ele se lembrou do que foi dito por gerações sobre a Loba e decidiu, em vez disso, tentar a sorte para conquistar a criatura.
O jovem se aproximou silenciosamente da mulher, pegou sua pele e a escondeu debaixo da pedra de moinho, lembrando que ela não poderia se transformar em um lobo sem ela. Quando a mulher acordou e percebeu que sua pele não estava em lugar nenhum, ela não teve escolha a não ser fazer o que lhe foi dito. Impressionado com sua beleza, o jovem tinha apenas uma exigência: que ela se casasse com ele.
Com o passar dos anos, o amor deles finalmente começou a florescer. Eles se mudaram para o moinho onde se conheceram e até tiveram um filho juntos. Parecia que tudo estava como deveria ser. Até que um dia, quando a Loba de Deus estava limpando e encontrou algo muito familiar sob a pedra do moinho. Era sua pele. Como era sua natureza, ela vestiu a pele, imediatamente se transformando no lobo. E como todas as criaturas selvagens, ela agarrou sua liberdade correndo para a floresta.
Desolado e só agora percebendo que era errado chantagear sua amada, o jovem se aventurou na natureza para encontrá-la e trazê-la de volta. Dizem que ele procurou por florestas e campos por dias antes de finalmente encontrar o Pastor Lobo e sua matilha. Ele humildemente se aproximou do Pastor e perguntou se ele tinha visto sua amada esposa. O Pastor sorriu e respondeu: "Eu vi, mas não posso simplesmente devolvê-la a você."
E o Pastor falou novamente:
“Você pode tê-la de volta se adivinhar qual delas é. Se não fizer isso, meus lobos vão te despedaçar.”
Disposto a fazer qualquer coisa para trazê-la de volta, o jovem concordou com o terrível acordo.
O jovem levou seu tempo, olhando para os numerosos lobos parados na sua frente. Eventualmente, ele apontou para um lobo que parecia tão familiar, e para sua sorte, ele escolheu certo. Com isso, a Loba de seu Deus foi libertada de seu instinto e as histórias dizem que eles viveram felizes para sempre.
Em outras variações desse mito, nem todos os homens foram tão afortunados. Dizem que muitos tentaram roubar a pele da bela criatura, falhando no processo e perdendo a vida.
Muitos contos antigos tinham um propósito educacional por trás deles, mas estou lutando para ver o propósito nesta história em particular. Então, o que você pensa sobre a moral desta? Ou talvez seja apenas uma história assustadora para contar no escuro?
Fonte: https://www.ancient-origins.net/news-myths-legends-europe/god-s-she-wolf-croatia-0021195
Nenhum comentário:
Postar um comentário