No bairro da Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, um museu traça a linha do tempo da magia em diferentes culturas até a bruxaria moderna, estabelecida por Gerald Gardner nos anos 1950.
A sacerdotisa wicca Nadini Lopes conta que "quando uma pessoa honrava o sol, para que a sua plantação tivesse sucesso, ela estava fazendo magia. Quando ela pedia pela chuva, também estava fazendo magia".
Os visitantes do Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria podem conhecer objetos usados em cerimônias e até participar dos rituais no templo montado nos fundos do museu, aos sábados e domingos.
"Nós temos muitos frequentadores aqui que são de outras religiões, mas gostam de vir aqui experienciar essa energia da deusa", conta a sacerdotisa Cynthia Campos.
Endereço: Rua Dr. Fabrício Vampré, 259 — Vila Mariana, Zona Sul
Funcionamento: Todos os dias, das 11h às 18h
Entrada: Gratuita
Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/guia/guia-sp/noticia/2023/10/27/museu-conta-historia-da-magia-e-da-bruxaria-na-vila-mariana-na-zona-sul-de-sp.ghtml
Nota: depois que foi devidamente americanizada, a Wicca (e a Bruxaria Moderna) se tornou mais um produto de conveniência. Uma espiritualidade prêt-à-porter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário