sábado, 14 de outubro de 2023

Jesus, o egípcio

Fundação Afrikhepri.

Os cristãos conhecem a história da sagrada família que foge do despotismo de Herodes para se refugiar no Egito. Da mesma forma, após o sepultamento, Pedro encontrará no sepulcro vazio das faixas (Lucas 24:12 TOB), que é de uso egípcio, mas não judaico.

Mas vamos antes retomar a história de Jesus sem a priori. As genealogias dão a ele o ancestral de Davi? Mas isso é refutado pelo próprio Jesus de acordo com o evangelho de Mateus (22:42). Ele contradiz os fariseus que pensam que Cristo é o filho de Davi, graças a uma palavra do próprio Davi que diz: O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se à minha mão direita. Se Davi o chama de senhor, como ele é seu filho? Ninguém poderia responder. Portanto, para Jesus, Cristo não é descendente de Davi. As duas genealogias diferentes foram adicionadas aos Evangelhos para convencer os judeus recalcitrantes de que Jesus da casa de Davi é o Messias esperado.

Os cristãos do Egito em Alexandria sempre rejeitaram categoricamente qualquer judaização do cristianismo, assim como Marcião e Taciano. Acrescentemos ainda que Davi, descendente de Rute, é moabita, portanto não judeu, do sul do Jordão; o nome de sua mãe não foi transmitido. Os saduceus, os chauvinistas, recusaram o acesso da casa de Davi ao judaísmo. Será objetado que Jesus nascido na Palestina só poderia ser judeu.

Vamos ouvir Estrabão, um geógrafo grego contemporâneo de Jesus: De Jerusalém, quase todo o resto do país é dividido em tribos mistas de egípcios, árabes e fenícios. esta é de fato a aparência da terra na Galiléia, nos municípios de Jericó e Filadélfia e no município de Samaria. Observe que a Palestina, como seu nome sugere, não é uma nação judaica.

No século VI, os babilônios deportam a população judaica (6 Reis XXV:2), que representava 11 pessoas segundo Jeremias (LII:4600), tendo o restante fugido para o Egito (30 Reis XXV:2). Em 538, Ciro, rei da Pérsia, permitiu que os judeus retornassem a Israel, mas a maioria recusou, bem estabelecida na diáspora. Esdras conta com 42360 no retorno (II: 64); o que parece desproporcional ao número inicial.

Mas antes ou depois do exílio, os judeus eram poucos em número e se encontraram em um amálgama de nações não judias, governadas por um monarca não judeu, como Herodes, o grande, na época de Jesus. Se acreditarmos no códice Sinaiticus, Jerusalém era cosmopolita (cf. Atos II:5, II:9-11), o Codex vaticanus posterior transforma o termo “havia em Jerusalém homens devotos de todas as nações” com “os judeus que residiam em Jerusalém eram homens de todas as nações”.

Conclua pelo fato de que a Judéia dependia do reino, então a última dinastia egípcia. A religião egípcia, o osirismo foram as bases do desenvolvimento da tradição cristã, como a reconhecia Clemente de Alexandria e Justino o Mártir. O Deus de Jesus não era o deus de um povo escolhido entre os povos caídos, mas o deus universal do pensamento egípcio.

E o nome judaico de Jesus: Yehoshû'a (= Yahweh salva). A última letra Ain não é mencionada por nenhuma das fontes aramaicas, hebraicas ou árabes, nem mesmo na transcrição grega. Irineu de Lyon, no século 24,2 (contra Heresias II: XNUMX) interpreta as três letras do nome de Jesus, ISh-W, como “Senhor do Céu e da Terra”. No entanto, essas três letras existem em inscrições nabateus e latinas antigas e correspondem a um nome egípcio Aïn (= i), S (Sh) e Ou em hebraico (como Esau) ou A em árabe (ou seja, Isâ), Isha em egípcio.

Isso nos traz de volta, de acordo com o texto das Pirâmides (XNUMXº milênio aC), ao grito de Osíris em apuros: Isha-wi que enfrenta as forças do mal, avisa o mundo e se sacrifica para salvar o homem. Então Nut, o céu vem em seu auxílio, Osiris ressuscita dos mortos e é coroado de glória. Isha-wi significa o Anunciador, é um atributo milenar de Osíris. A mãe de Jesus tem um nome egípcio, até os estudiosos católicos admitem, esse nome é atestado desde o século XNUMX AC na literatura do Reino do Meio significa a amada, a querida, como Maria - Amon filha de Thutmes III.

Maria não é encontrada em nenhum dos primeiros nomes de mulheres judias, exceto na irmã de Moisés, o egípcio. Então, quando Maria sentiu o perigo de permanecer na Palestina, ela se refugiou com sua família. A concepção divina de Maria é semelhante à concepção de Amenophis III ou Hatshepsut. O capítulo 2 de Mateus (II: 15 = Oséias XI: 1) lembra a profecia “do Egito chamei meu filho”.

Continuemos, a circuncisão é um costume egípcio atestado desde o terceiro milênio aC, muito antes de Abraão. A discussão de Jesus de 12 anos com os doutores da Lei no Templo reproduz um conto popular egípcio no século I, em que Satme, filho de Ramsés II, chamado Si-Osiris, maravilhava os escribas da Casa Dupla de A vida do templo de Ptah, e aos 1 anos, superou os escribas e estudiosos na leitura de livros sagrados.

A respeito do batismo conferido por João Batista, o evangelho dos hebreus põe na boca de Jesus as seguintes palavras: “Que pecado cometi para ir e ser batizado por ele (João Batista)? Da mesma forma, Marcião se recusará a integrar o episódio desse batismo em seu evangelho, considerado um acréscimo judaizante.

Durante os primeiros cinco séculos, e a arte cristã primitiva testemunha, a crença dominante no Oriente como na Europa era que Jesus foi batizado quando criança.

O batismo no Egito existia a partir do segundo milênio AC. Era comumente praticado no período greco-romano no culto de Ísis. Jesus falou em aramaico, não em hebraico acadêmico e aristocrático. Sua última palavra é em aramaico, invoca El-i, meu Deus, mas tão bem em hebraico como em aramaico ou fenício.

O Evangelho de Pedro, encontrado no Alto Egito, nomeia Jesus Senhor (e não com o termo judaico-messiânico Cristo); as últimas palavras atribuídas a ele estão em egípcio: “Meu ka, meu ka, você me deixou”, em grego dynamis, vigor. Na teologia egípcia, é Atum que é o ka de todos os deuses do terceiro milênio aC, então é o monoteísmo de Ísis, precursor do cristianismo, que assumirá.

A história romana na Palestina está repleta de revolucionários egípcios, e cada arenga da máfia era egípcio. Paulo experimentará isso uma geração mais tarde, em Jerusalém, depois de ter retornado à observância da lei judaica.

Mesmo assim, foi contestado pelos judeus da Ásia e teve que se refugiar na fortaleza Antônia (Atos XXI). O tribuno da coorte romana toma por um egípcio (XXI:38).

Da mesma forma que Jesus viveu no Egito desde a infância (de acordo com muitos apócrifos), ele estudou medicina e recebeu seu treinamento lá antes de ser empregado lá (de acordo com Orígenes citando Celso, o Talmude da Babilônia…).

Uma vez na Palestina, ele encontra um contexto cosmopolita que integra as populações egípcias. Ele provavelmente estava vestido com uma tanga como um sacerdote egípcio, com o rosto barbeado trabalhando para ganhar a vida como qualquer sacerdote egípcio. Sua longa túnica é um himation grego que aparecerá mais tarde na arte cristã.

Pratica os procedimentos da medicina egípcia, os exorcismos. Seu emblema não é a cruz, mas o animal sagrado de Osíris, o peixe. Anexa aos templos egípcios, a Casa da Vida, Per-Ankh era uma casa de estudos, ancestral das universidades, e também abrigava instalações para receber os enfermos. Onde Jesus estudou? Foi no Alto Egito, alto local de resistência contra a ocupação greco-romana, no Museu de Alexandria, no templo de Abidos, ainda ativo, ou mesmo no de Heliópolis?

Este foi visitado por Estrabão (-58 a + 21-25 DC) seguindo Platão e Eudoxo. A antiga cidade de Heliópolis foi identificada por Champollion como a atual Aïn Shams, adjacente a Matariyèh, onde se diz que a árvore abrigou a exausta Maria e o menino Jesus.

A representação de Jesus em tanga ou em túnica curta e imberbe evoluirá a partir da formalização da Igreja no século IV, e o cânone integrará uma série de acréscimos judaico-cristãos. Jesus, barbudo, usará túnica comprida.

Jesus afirma ser um médico (“Doutor, cure-se” Lucas IV: 23), mas acima de tudo como um profeta (Mateus XIII: 57, XXIII: 37, Marcos VI: 4, Lucas IV: 24 e XIII: 33, Tomé XXXI: 2), que no Egito corresponde aos sacerdotes leitores, sacerdotes superiores capazes de curar os enfermos e fazer maravilhas. O ofício de profeta desapareceu (o espírito de profecia morreu com Malaquias (Lamentações II: 9).

Jesus dará aos discípulos o poder de caminhar sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, que é a verdadeira medicina egípcia. A febre é considerada um demônio que se ameaça pôr em fuga (o papiro de Leiden do período Ramesside especifica a fórmula: "Vá embora, saia dos membros desse", ou "vá- saia daqui, saia! ”). Também praticamos a imposição de mãos (Texto do sarcófago datado de 2000 aC: “Hathor impõe as mãos sobre mim”) como Jesus fez (Lucas XIII: 11-13).

O exorcismo de um demônio também pode exigir diálogo, até mesmo conversas. O mesmo papiro de Leiden relata a transferência de uma tropa de demônios de uma pessoa doente para uma manada de burros selvagens. Em seguida, eles foram executados para que seu sangue corresse para o chão e fosse pisoteado. Isso é encontrado nos Evangelhos (Marcos V: 1-13, Mateus VIII: 28-32, Lucas VIII: 26-33), onde Jesus transfere uma legião de demônios em uma manada de porcos, que perecem em uma cova.

A mãe e o filho Maria / Jesus retomam o tema Ísis / Hórus. Batismo, trindade, encarnação, redenção, ressurreição são todos temas desconhecidos do Judaísmo. O deus condenado à morte é uma blasfêmia para os judeus, mas é a própria essência do osirismo. Na Vida Futura: Ressurreição dos Mortos, Juízo Final, Céu e Inferno surgiram mais de 2000 anos antes, enquanto os judeus debatiam a ressurreição e os saduceus que detinham o poder oficial entre o povo judeu negavam a imortalidade da alma e, portanto, as recompensas ou punições no além.

É após a terrível opressão dos invasores assírios em 671 aC, empurrado para trás em 651 pela Psammetique 1 ° que os egípcios irão propagar o culto humanista e universalista de Ísis (o da trindade egípcia Osiris-Isis-Horus ) no Egito e no exterior para promover a paz e a fraternidade no mundo.

As conquistas persas, macedônicas e romanas só espalharão injustiças, empobrecimento e o culto a Ísis trará às populações oprimidas um bálsamo para seus sofrimentos. Ísis se tornará a deusa da Justiça, a milenar Mâat que trará de volta a justiça, a igualdade entre todos os homens. Seu culto se espalhará pela Europa, da Inglaterra à Índia e China (testemunham moedas).

Se os romanos dominaram pela força bruta, o Egito conquistou o mundo romano por sua religião humanista. Estamos acostumados a acreditar que a Palestina é povoada apenas por judeus que giram em torno de um único santuário, o templo de Jerusalém.

Mas o Império Romano se estendeu por uma grande diversidade de habitantes, as populações de egípcios, árabes, siro-fenícios e ilhotas gregas e judaicas praticavam diferentes cultos com um grande número de templos e lugares sagrados em todas as grandes cidades. As escavações tornaram possível encontrar vestígios dela. O historiador judeu Flavius Josephus testemunha que várias religiões eram praticadas.

O Templo de Cesaréia era para a glória do imperador, ostentando uma estátua tão grande quanto a de Zeus em Olímpia. Outros foram estabelecidos em Sebastião (Samaria), nas nascentes do Jordão ou no reino de Herodes.

O culto à trindade egípcia tem santuários nas grandes cidades de Sebasté ou de Jerusalém, ou nos países onde Jesus exerce sua atividade, na Palestina, na Síria, na Fenícia. O próprio César se adapta, embeleza o templo de Philae e ali é representado em postura de oração diante de Ísis e Hórus, ou Osíris e Ísis. Herodes é árabe, de acordo com Flavius Josephus (pai idumeu, mãe árabe), e o templo em Jerusalém serve a vários cultos, o culto cananeu de El, o Altíssimo, o culto romano de César e o culto judaico de Yahweh.

Sob o domínio grego, a adoração será prestada a Zeus na forma do cananeu Baal Shanem. Orações são recitadas pelos reis persas. O templo foi construído com fundos adiantados pelo rei persa para criar um local de culto comum a todas as nações.

Os saduceus e os fariseus exortaram os rebeldes do ano 66 a não cessarem os sacrifícios pelos imperadores (Guerra dos Judeus II: 17, 2). O culto isíaco tem seu próprio clero, uma ramificação do clero egípcio.

Flavius Josephus relata que um profeta egípcio foi ativo sob Nero. Os costumes dos padres isíacos são tão puros que Tertuliano os oferece como modelo para muitos cristãos. Os sacerdotes egípcios difundiram o culto de Ísis identificando-o com a divindade local e, então, gradualmente ensinaram seus princípios humanistas e universalistas, um remédio para os males do Império Romano.

Apuleio nas Metamorfoses faz Ísis dizer que “o mundo inteiro me venera de muitas formas ...” Em Samaria, em Cesaréia foram descobertos os vestígios do culto a Serápis e Ísis.

O culto à trindade egípcia criou raízes enquanto a Palestina era egípcia antes de se tornar assíria. Uma placa de marfim encontrada na poltrona de um dignitário nas ruínas do palácio dos antigos reis de Israel em Samaria retrata Hórus oferecendo Ma'at à Divindade Suprema. Outra placa em um trono representa o deus menino Hórus sentado em um lótus, coroado com uraei e armado com o flagelo.

Uma estátua de Ísis foi encontrada em Samaria a representa carregando a tocha do submundo porque ela tem as chaves do inferno e a outra mão as espigas de trigo porque ela é a deusa das sementes e dos agricultores.

No ano 18 Herodes Antipas cria Tiberíades sobre as ruínas de Séforis na Galiléia, composta por não judeus (os judeus consideram-na impura e proíbem seu acesso). No entanto, incluía uma sinagoga, no sentido de um ponto de encontro, um grande edifício que poderia conter uma grande assembleia. 

O menorot (plural de menorá) que o decora são de origem síria. O termo é derivado do árabe nûr, luz ou nâr, fogo para designar um castiçal. Este castiçal existia na Síria no século 4 antes de nossa era, dois séculos antes de Abraão, seis séculos antes de Moisés, mil anos antes de Salomão. Foi durante o exílio na Babilônia que os judeus integraram a menorá ao código sacerdotal.

Um zodíaco é desenhado lá com formas de animais e as 4 estações representadas por mulheres. Helios no centro lembra que o Osiris ressuscitado juntou-se ao Deus Atum Re, um crescente próximo a ele, representando Ísis. Os azulejos reproduzem um nó como motivo decorativo, como o nó egípcio de Ísis, símbolo da imortalidade.

É em Tiberíades que Jesus inicia sua atividade. No entanto, os templos egípcios sempre incluíam uma casa e instalações para receber os enfermos. Os grandes centros de peregrinação copta mantiveram essa tradição.

Uma fórmula grega de cura atestada por Epidauro é “tornar-se saudável”, esta é encontrada 5 vezes no único Evangelho de João para falar apenas de Betesda. O complexo era grande e permitia adoração. Os achados arqueológicos não deixam dúvidas.

Um fragmento de uma estela compreendendo uma serpente e espigas de trigo, dois barcos de pedra decorados com um motivo de estrela e peixes; na mão esquerda da deusa, uma lâmpada de ouro em forma de barco. Obviamente, não estamos em um local de adoração judaico. No entanto, um profeta judeu nunca teria entrado em tal santuário, além do mais no sábado.

O Egito experimentou por volta de 2200 aC. JC uma revolução que pôs fim ao regime feudal do Antigo Império.

No texto dos Sarcófagos, 2000 anos antes de nossa era, o falecido só é admitido no céu se declarar que compartilhou seus bens na terra.

Essa ideia de compartilhar atravessou os séculos, lançando as bases para as comunidades. Eles apareceram no Novo Reino entre os artesãos de Deir eI Medineh na época de Amenophis I °.

Depois, havia associações religiosas atestadas sob o reinado de Amasis (57O-526 aC), eram fraternidades que tomaram a denominação árabe de irmandades, e que ainda hoje designam associações entre os coptas. religioso.

Os sacerdotes egípcios nas Casas da Vida faziam suas refeições juntos e possuíam propriedades em comum. Strabo testemunha isso para o Museon, Casa da Vida em Alexandria. É possível que esse modo de operação tenha inspirado Platão para sua República, já que viveu 13 anos em Heliópolis / Ontário.

O historiador grego Filóstrato atesta que Platão emprestou muito dos sacerdotes do Egito. Isso nos traz de volta seis séculos antes de falarmos dos essênios, terapeutas ou Qumranianos e futuras comunidades monásticas.

Jesus estudou medicina egípcia nas Casas da Vida. (É por isso que ele criará esse tipo de comunidade onde quer que tenha exercido seu ministério. Os seguidores de Issi eram chamados de Issiyîn, em grego essenoi.

Jesus era um discípulo dos essênios ou os essênios são ainda assim, o cristianismo criou raízes rápida e profundamente no Egito. A escola teológica de Alexandria, a Didaskalion, fundada por São Marcos, treinou alguns dos maiores teólogos (como Orígenes) em um espírito ecumênico, mais filosófico do que retórico.

O monasticismo nasceu lá e sustentou o desenvolvimento do cristianismo. A iconografia cristã representa Maria em um manto azul celeste pontilhado de estrelas, como um reflexo de Noz, a abóbada divina celestial, a rainha dos céus.

O burro que serviu de montaria para Jesus na fuga para o Egito, mas também para sua entrada em Jerusalém, evoca a nona hora do Livro dos Mortos (ou da saída à luz do dia), na travessia do infernos onde Iai, deus egípcio com cabeça de asno, que simboliza a atividade intelectual, deve morrer. Montar o burro indica a supremacia do espírito sobre a carne, sobre o corpo. É na hora 9 que Jesus dará seu grito de agonia.

A parábola do grão de trigo nos lembra a lenda de Osíris. Osiris era simbolizado pelo trigo (ou cevada). Foi pisoteado e os grãos enterrados. Osíris então descansou na escuridão (o submundo) e então pôde brotar novos brotos (a ressurreição).

Quando os antigos egípcios terminassem de arar seus campos, eles teriam uma grande festa e invocariam a Lua como seu corpo docente de gerações. Em seguida, eles semearam o campo, chorando por Osíris, cujos lotes haviam acabado de plantar.

Podemos encontrar um vínculo entre a Última Ceia e a Eucaristia com a tradição egípcia? (É também o Texto das Pirâmides que será solicitado: “As forças de Ounas estão atrás dele ... que vive do ser de cada deus, que come suas entranhas ... É Unas quem se alimenta dos deuses, Unas come sua magia engole suas mentes ... porque ele engoliu o conhecimento de cada deus. ”.

A ideia perseguida é adquirir valores espirituais por meio da comunhão ou da união física. A comunhão cristã assume esta operação, mas substituindo a fé pela fé, magia dos antigos egípcios.

Isso ilumina certas passagens de João (VI: 48-58): “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue para a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. Jesus dá grande importância ao coração : “Bem-aventurados os puros de coração”, “é do coração que vêm os maus pensamentos” etc ... 

E para o egípcio, o coração é o lugar privilegiado do seu corpo por onde passa a inspiração divina. o homem é "seu próprio deus". E o homem, dependendo se ele tivesse um coração aberto ou não, poderia ou não e entrar em comunicação com o Divino e obedecê-lo.

Além disso, é apenas o coração que responde ao julgamento da psicostase. O papel do filho na mitologia egípcia é o de mediador entre seu Pai e os homens. Ele recebeu de seu Pai todo julgamento sobre os homens e ninguém pode ver o Pai a menos que seja apresentado pelo filho.

Assim diz Horus, filho de Ísis: “Eu vim a ti, ó Suprema Beleza, e trago este falecido a ti, o seu coração é verdadeiro, ele saiu vitorioso da balança, e ele não pecou contra nenhum deus. ”. Citemos João (V: 22-23): “O Pai também não julga a ninguém; mas deu todo o julgamento ao Filho, para que todos honrassem o Filho, como honram o Pai ”.

Do Egito chamei meu filho anunciado Oséias (XI:1) e levado por Mateus (II:15) após relatar a fuga para o Egito.

Esta história retoma um quadro comum a Abraão, José e Moisés, como uma viagem iniciática, um verdadeiro regresso à terra prometida. Isaías anuncia o anúncio do Senhor: Bendito seja o meu povo do Egito (Is XIX, 25). Este quadro teve como objetivo mostrar a você que a religião cristã conseguiu se estabelecer facilmente entre aqueles que possuíam o credo osiriano.

Não era necessária uma ruptura brusca com seus conceitos tradicionais, pois não havia contradição, e a religião cristã não devia parecer estranha aos olhos dos egípcios. Jesus está simplesmente trazendo um novo desenvolvimento para a religião milenar.

Quanto a saber se Jesus era ou não um verdadeiro Filho de Israel, a questão é colocada a você. Torna-se relativo hoje quando o estado da pesquisa histórica situa a origem do povo hebreu no Egito, e quando a pesquisa genética de certos faraós parece indicar curiosas proximidades entre os dois povos. Seja como for, o Divino nunca perdeu nada de sua unidade.

Fonte, editado e citado parcialmente: https://afrikhepri.org/pt/jesus/

Nota: essa é uma postagem de uma série que aborda o mistério de Cristo. Uma heresia, mas também uma bobagem.

Nenhum comentário: