domingo, 29 de outubro de 2023

Mascate e mascavo

No Wild Hunt, Lucas Babb declara:
"Não é nenhum segredo que neste momento todo mundo quer fazer sexo com o Diabo."

Oh, bem, Mick fez uma bela música chamada Sympathy for the Devil, mas meus olhos são exclusivamente para a mulher de Satã.

Segundo disse o Nário, Jagger significa mascate ou mascavo (açúcar). Também carregador, transportador, carreteiro. Mas não vamos nos deixar levar.

Então Lucas (não o Apóstolo) explica:
"Só há um problema: ninguém pode me dizer quem é o Diabo."

Talvez ele não saiba. Mas uma vez que falamos de personagens da teologia judaico cristão, o Diabo é Satã. Um pobre coitado que aceitou o papel tragicômico de ser o antagonista do Deus de Israel e dos cristãos.

Mas e o chamado Diabo Folclórico? Ah, essa é outra história. Satã, assim como o Deus bíblico, ganhou novas roupas, foi, como dizem, "repaginado". Em países onde vigorou e vicejou o Cristianismo, em suas muitas vertentes, onde a crença popular e as crenças étnicas eram (sub)vertidas, Satã foi identificado e confundido com o Deus Antigo e com Exú.

Fausto (o da literatura/ópera) que me perdoe, mas Satã não está interessado em fazer pactos nem comprar nossa alma. E Lucas tropeça na letra ao associar o Diabo (Satã) com Lúcifer. Existe todo um seriado que mergulha nessa neurose e paranóia cristã, mas são pessoas (?) diferentes.

Desculpe se isso parecer enfadonho, mas Lúcifer foi muito mal traduzido. A palavra original é Hilel. Os copistas apenas perpetuaram essa ofensa. Foi uma associação entre a Estrela da Manhã, Vênus, também chama Lux Ferrer e também Phosphoros.

Phosphorus (Lúcifer), Eósforo e Héspero para ser exato, mas não saia da trilha. Quem mais está associado/a à Estrela da Manhã? Ponto para quem disse Cristo.
Mas não seja preguiçoso. Os cristãos celebram a Páscoa, em inglês, Easter, no original, Eoster. Sim, a Páscoa é uma celebração pagã para Eoster, a Deusa da Alvorada.
Cujo culto e celebração tiveram no Oriente Médio, envolvendo a Deusa Ishtar/Inanna. Que também está associada à mesma estrela. Não existe coincidência.

Mas Lucas insiste no Diabo e na tentação. Oh, bem, Lucas ainda não superou a doutrina cristã, então ele ainda está amarrado na cena do Casal Primordial e a Serpente. Na minha módica análise essa foi uma encenação de uma iniciação mística. E para o desespero dos monges do culto do medo, ninguém morreu ao comer do Fruto Proibido. Se a tentação nos conduziu ao conhecimento (e à liberdade), então eu prefiro a tentação.

Eu não quero fazer sexo com o Diabo. Mas com a esposa dele.

Nenhum comentário: