sábado, 8 de abril de 2023

Danos psicológicos severos

Eu devo ter escrito em algum lugar sobre os danos psicológicos da teologia evangélica tal como esta tem sido massivamente distribuída pela cultura popular, por livros e filmes.
Alguns (inclusive professores universitários) tentam defender (de forma equivocada) a liberdade de expressão (e de religião), mas isso não é brincadeira, grupos de cristãos fundamentalistas agem de forma violenta, verbal e fisicamente, contra diversas minorias sociais.
Eu lembro quando eu tive a capacidade (estômago) de ler a série "Deixados Para Trás". Então eu fico feliz de ter encontrado um testemunho.
Citando:

Depois que milhões de pessoas desaparecem da existência, o mundo é jogado em uma anarquia violenta, as ruas um playground de roubo, assassinato, estupro, pilhagem e suicídio. Aqueles “deixados para trás” estão prestes a suportar sete anos de um pesadelo de Cormac McCarthy: guerras mundiais, pragas e fome em massa, as ruas repletas de cadáveres em decomposição de metade da população da Terra.

É uma história familiar para qualquer um criado como cristão evangélico no século passado, especialmente se você cresceu nos anos 90 com uma estante cheia de romances arrebatadores de Left Behind – que venderam 80 milhões de cópias – ou assistiu à adaptação cinematográfica de Kirk Cameron em 2000, ou a versão de Nicolas Cage em 2014. Ou se, como eu, você acabou de assistir à exibição do filme mais recente, Left Behind: Rise of the Antichrist, estrelado e dirigido por Kevin Sorbo (mais conhecido por seu papel principal em Hercules: The Jornadas Lendárias).

Com a intenção de ser considerada uma profecia literal de eventos ao virar da esquina, essas histórias me aterrorizaram quando criança - e assombram meus sonhos até hoje.

Estou trabalhando em um livro de memórias sobre essas experiências e entrevistei dezenas de pessoas que cresceram sob essa teologia tóxica. Todos eles têm a mesma história de serem incapazes de entrar em contato com seus pais ou irmãos (um cenário muito mais comum na era pré-smartphone) e sofrer ataques de pânico com a ideia de serem deixados para trás. É uma sensação que atinge o âmago do seu ser, a sensação avassaladora de abandono reduzindo você a uma criança chorando incapaz de chamar sua mãe.

Embora todas as gerações desde Cristo tenham interpretado os eventos modernos como evidência da profecia do Livro do Apocalipse, foi uma coleção de evangélicos pós-hippies na Califórnia que criaram a teologia pop do “arrebatamento” – uma palavra que nunca aparece de fato na Bíblia.

Após o colapso dos ideais hedonistas dos anos 60, muitos filhos das flores foram sendo lentamente seduzidos pela direita religiosa, culminando com figuras como Johnny Cash e Kris Kristofferson se juntando ao festival Explo '72 de Billy Graham, que a revista Time chamou de “o Jesus Woodstock”.

O acompanhamento literário para isso foi The Late Great Planet Earth, de Hal Lindsey, ligando de forma impressionante os eventos modernos (a reunificação de Israel, a ascensão do comunismo, o afrouxamento moral da era pós-guerra) à profecia bíblica. Um dos livros de não ficção mais vendidos da década de 1970, alimentou a conversão do que se tornaria grande parte do bloco de votação da direita cristã da década de 1980.

Depois que meus pais se divorciaram e meu pai se mudou, minha mãe trabalhava sem parar em um hotel próximo enquanto frequentava uma faculdade comunitária à noite. Passei boa parte da minha infância sozinha e, pelo menos uma vez por semana, estava convencida de que todos que eu conhecia haviam sido arrebatados para o céu e estava prestes a enfrentar a violência, as doenças, a fome e o isolamento dos sete ano Tribulação. Pior, eu poderia sucumbir à tortura, concordar em receber a Marca da Besta e aceitar o alívio do desconforto momentâneo em troca de uma eternidade de agonia sobrenatural.

O evangelista Tim LaHaye e o romancista Jerry B Jenkins lançaram o primeiro de uma série de 16 romances Deixados para Trás colocando a profecia bíblica em um contexto moderno. Não sei quantas vezes eu encontrei um novo rosto no grupo de jovens ou acampamento da igreja dizendo que os livros os assustaram.

Mas eu me lembrava muito bem do impacto psíquico que essa teologia tóxica tem sobre uma mente jovem. Na verdade, não preciso me lembrar. Ainda sonho com demônios, inferno, a Marca da Besta e o Lago de Fogo algumas vezes por semana, às vezes sonâmbulo – ou dormindo correndo – saindo pela porta da frente, convencido de que o anticristo está vindo para tatuar 666 na minha testa, seguido por uma eternidade de tortura no inferno.

Fonte (citado parcialmente): https://www.theguardian.com/world/2023/jan/31/rapture-films-left-behind-evangelical
Traduzido com Google Tradutor.

Nota: o que não se diz é que o Apocalipse é um texto tardio, atribuído à João, mas é um texto Gnóstico. Pensar que um Deus abandone milhares de pessoas para a tortura da Tribulação enquanto poupa alguns escolhidos nos diz muito da teologia da escatologia e certamente demonstra que o Deus Cristão não é digno de adoração. Essa religião vive com base no medo, na ameaça e na punição. Alguns, corajosos, desafiam e superam essa dominação. Eu posso até parafrasear - deixam para trás. Algo que deve ser descartado, jogado no lixo. Em busca de refúgio, de exílio, eles chegam no Paganistão, cheios de traumas e medos. Então vem o Mestre do Sabá e só pergunta: - Quer viver deliciosamente? Sem medo. Sem culpa. Sem pecado. Sem condenação. Eu escolhi "deixar para trás".

Nenhum comentário: