Seguindo a história, Heródoto ainda se debruça sobre as conquistas de Ciro e Dario, desta vez, dando atenção às conquistas da Trácia e Macedônia. De onde viria, mais tarde, Alexandre, o Grande, "devolvendo a gentileza".
Heródoto nos apresenta os hábitos e características destes povos entre outros detalhes da Antiguidade.
Por exemplo, Lacedemon, rei mítico de onde vem o nome Lacedemônia, região da Grécia conhecida como Lacônia, que tem Esparta como capital.
Lacedemon era filho de Zeus com Taigete, uma das Pleiades. Ele se casou com Esparta, filha de Eurotas, outro rei mítico.
Taigete era uma ninfa que foi transformada por Ártemis na corça de Cerineia, com chifres de ouro e cascos de cobre, a que foi capturada por Hércules.
Se isso não te perturba, neste capítulo é dito que o rei Leônidas, elogiado e elevado à categoria de "herói do Ocidente" pelo seu ato corajoso na Batalha das Termópilas, casou-se com Gorgo, sua sobrinha.
Heródoto confirma que era comum homens adultos se relacionarem com garotos, a homossexualidade era normal, assim como o hábito de garotas jovens terem que se casar com homens de duas a três vezes a idade delas. O casamento em tenra idade se manteve na Idade Média, leis que puniam a homossexualidade e conceitos sobre a "idade de consentimento" são invenções da Era Moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário