sexta-feira, 7 de abril de 2023

Arma não é brinquedo

Crianças e adolescentes nos Estados Unidos morreram mais por armas de fogo do que por qualquer outra causa em 2020. É o que mostra um estudo da análise de mortalidade realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan em Ann Arbor.

Segundo a pesquisa, as armas superaram acidentes de carro como a principal causa de mortes no país para pessoas com menos de 19 anos de idade em 2020. A análise foi feita com base nos dados de mortalidade do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

É a primeira vez que armas são a principal causa de óbitos para esse grupo etário. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine como uma carta ao editor.

De 2019 a 2020, mortes relacionadas a armas de fogo por causas “suicidas, homicidas, acidentais e não determinadas” entre crianças e adolescentes cresceram 29,5%, mais que o dobro em relação à população geral, escreveram os pesquisadores Jason E. Goldstick, Rebecca M. Cunningham e Patrick M. Carter.

“Embora os novos dados sejam consistentes com outras evidências de que a violência com armas de fogo cresceu durante a pandemia de Covid-19, os motivos do crescimento não são claros e não pode ser presumido que a mortalidade relacionada a armas de fogo será posteriormente revertida aos níveis pré-pandêmicos”, afirmaram.

“De qualquer maneira, a crescente mortalidade relacionada a armas de fogo reflete uma tendência de prazo mais longo e mostra que continuamos fracassando em proteger nossos jovens de uma causa de morte evitável.”

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/principal-causa-de-morte-de-criancas-e-adolescentes-nos-eua-foram-armas-de-fogo-em-2020-aponta-estudo/

Nenhum comentário: