sábado, 22 de abril de 2023

Como escamotear a realidade

Caturo, aquele português pagão esquisito, publicou com a desonestidade intelectual típica encontrada nas páginas e blogues da extrema direita, do conservadorismo e do fundamentalismo cristão uma tabela (dos relatórios do FBI) com os dados (de 2013) do assassinato de pessoas por etnia.

Na interpretação torpe do racista e xenófobo Caturo, a tabela "prova" que "confirma-se que a sociedade multirracial é mais perigosa para os brancos do que uma sociedade integralmente branca."

Estatística é uma informação quantitativa, uma interpretação qualitativa é subjetiva e tendenciosa.
A estatística camufla e não demonstra nem os motivos, nem as circunstâncias.

Por exemplo, Caturo não se deu o trabalho de consultar o relatório de crimes de ódio.
Ou o relatório de violência policial.

Gente de direita (homem, heterossexual, branco e cristão), conservadora, reacionária, racista e xenófoba (fascista e/ou neonazista) ignora (ou nunca estudou) a realidade social, incapaz de perceber que vive em uma sociedade que a torna privilegiada.

Gente que desconhece ou ignora a história, a sociologia e antropologia, nega (ou omite) os crimes cometidos pelos países europeus na colonização.

Sequestro, tráfico de pessoas, escravidão, genocídio e aculturamento. Milhares de pessoas saem de seus países por causa de guerras, governos ditatoriais, condições climáticas induzidas ou patrocinadas pelo mundo ocidental "civilizado".

Então fica se iludindo ou fantasiando de que a etnia branca está ameaçada, que seus países estão sendo "invadidos", fazendo discursos delirantes sobre "estirpe". Todos os habitantes da Europa são descendentes de imigrantes e são miscigenados.

Um comentário:

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Tive a infelicidade de ler o que ele pública. É tão mediocre que usa de subterfúgios pra não soar como um neonazista.